Disciplina: Saúde 0 Curtidas
"À luz de observações morfológicas e dados moleculares, estrias sugere
"À luz de observações morfológicas e dados moleculares, estrias sugerem correlação entre perda da capacidade de síntese dos fibroblastos e alteração na estrutura do tecido conjuntivo, do colágeno, da elastina e das fibras de fibrilinas, com redução significativa na estria comparada com a pele normal."
Tomando como referência as estrias, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) Estrias de distensão são lesões cutâneas lineares, atróficas, bem definidas e secundárias a alterações do tecido conjuntivo.
( ) Apesar da etiologia não ser bem compreendida, aceita-se a combinação de estiramento da pele com fatores genéticos e alterações endócrinas.
( ) As estrias podem ser recentes ou antigas, o que modifica nas suas características são a largura das estrias, já que a coloração é avermelhada.
( ) As estrias estão associadas com vários estados de doença e situações fisiológicas, incluindo a gravidez, sendo importante conhecer sua etiologia.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA
Escolha uma:
A)V – F – V – F.
B)V – V – V – V.
C)V – V – V – F.
D)V – V – F – F.
E)F – F – V – V.
Solução
Alternativa correta: B)V – V – V – V. De acordo com o gabarito AVA.
A alternativa correta é a b. V – V – V – V porque cada uma das afirmativas analisadas é verdadeira, de acordo com as características das estrias.
Primeiramente, as estrias de distensão são, de fato, lesões cutâneas lineares e atróficas, resultantes de alterações no tecido conjuntivo, com perda de fibras de colágeno e elastina. Esse processo leva à formação de estrias bem definidas, como descrito na primeira afirmativa, que é verdadeira.
A segunda afirmativa está correta porque a combinação de estiramento da pele com fatores genéticos e alterações hormonais, como as que ocorrem na gravidez ou com o uso de certos medicamentos (ex.: corticosteróides), são fatores conhecidos que contribuem para o desenvolvimento das estrias. A terceira afirmativa, embora fale sobre a largura das estrias, também está correta, pois, enquanto a cor pode variar ao longo do tempo, o mais significativo é a mudança de textura e profundidade à medida que as estrias envelhecem. Por fim, a quarta afirmativa é verdadeira, pois as estrias podem ocorrer em diversos estados fisiológicos e doenças, como na gravidez, sendo importante conhecer sua etiologia para um tratamento adequado.
Assuntos: Dermatologia, Fisiologia, Genética e Endocrinologia
Vídeo Sugerido: YouTube