Disciplina: Saúde 0 Curtidas

A morfina é um opiáceo (substância naturalmente encontrada no ópio)

Atualizado em 17/04/2024

A morfina é um opiáceo (substância naturalmente encontrada no ópio) e seus efeitos são semelhantes aos dos opioides endógenos (endorfinas e encefalinas), ligantes naturais dos receptores opioides. Assim como os demais opioides, a morfina promove um efeito de bem estar, sedação e diminuição da dor, por isso é muito utilizada na clínica médica como analgésico e sedativo pré-anestésico. Entretanto, o uso crônico destas substâncias provoca acentuada tolerância e doses cada vez maiores são necessárias para se conseguir euforia e bem-estar.

Sobre a farmacocinética da morfina, é correto afirmar que:

a) Ela é eliminada principalmente pelas fezes.
b) Após absorvida, a morfina deixa a corrente sanguínea lentamente em direção aos tecidos.
c) Ela atravessa a placenta e pode causar depressão respiratória em recém-nascidos.
d) A morfina é mal absorvida através de injeções intramusculares e cutâneas.
e) Ela não consegue atravessar a barreira placentária.


Solução

Alternativa correta: c) Ela atravessa a placenta e pode causar depressão respiratória em recém-nascidos. De acordo com o gabarito AVA.

A morfina, sendo um opioide, tem a capacidade de atravessar a barreira placentária, o que significa que pode ser transferida da mãe para o feto durante a gestação. Isso é preocupante porque a exposição fetal à morfina pode resultar em efeitos adversos, como a depressão respiratória, especialmente em recém-nascidos cujos sistemas respiratórios ainda estão em desenvolvimento. Portanto, é essencial ter precauções ao prescrever morfina para mulheres grávidas, e o risco potencial de efeitos adversos nos recém-nascidos deve ser considerado.

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Assuntos: Teratogenicidade da morfina em fetos humanos, Mecanismos de ação da morfina no sistema respiratório, Impacto da exposição pré-natal à morfina no desenvolvimento neonatal

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar