Disciplina: Saúde 1 Curtidas

A OMS definiu uma estratégia global na tentativa de reduzir danos

Atualizado em 18/04/2024

A OMS definiu uma estratégia global na tentativa de reduzir danos graves e evitáveis associados a medicamentos em todos os países nos próximos cinco anos, chamada, em inglês, de Global Patient Safety Challenge on Medication Safety. Com o objetivo de recomendar propostas de práticas não medicalizantes, foram elencadas populações que estão mais susceptíveis a sofrer o processo da medicalização. No caso do uso de psicofármacos no sistema escolar, atenção deve ser dada ao uso de medicamentos para o tratamento do Transtorno de Deficit de Atenção com ou sem Hiperatividade (TDA e TDAH). Desde os anos 2000, o uso do metilfenidato cresceu em todo o mundo, acompanhado das discussões sobre o seu mau uso. Em 2014, foram fabricadas 62 toneladas desse fármaco, e em 2016, esse número aumentou para 74 toneladas, a maior taxa já observada.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente alternativa para esta estratégia global.

a) Os médicos prescritores devem entrar em um consenso sobre qual medicamento prescrever, trocando a classe farmacológica para diminuir o uso do metilfenidato.
b) Devem ser consideradas outras alternativas terapêuticas farmacológicas, como por exemplo, ansiolíticos e nootrópicos.
c) É necessário fazer um balanço entre os medicamentos utilizados anteriormente para que não ocorra falha terapêutica principalmente quando o tratamento for de longo prazo.
d) É necessário fazer um balanço entre benefício e risco antes de se iniciar a administração de medicamentos e devem ser consideradas outras alternativas terapêuticas não farmacológicas.
e) É necessário iniciar a administração de medicamentos para tratamento do transtorno do deficit de atenção, principalmente quando o tratamento for de longo prazo.


Solução

Alternativa correta: d) É necessário fazer um balanço entre benefício e risco antes de se iniciar a administração de medicamentos e devem ser consideradas outras alternativas terapêuticas não farmacológicas. De acordo com o gabarito AVA.

Essa alternativa está alinhada com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) em sua estratégia global para a segurança do paciente no uso de medicamentos. A abordagem propõe avaliar cuidadosamente os benefícios e os riscos associados à administração de medicamentos, especialmente em populações mais vulneráveis, como no caso do uso de psicofármacos em crianças em idade escolar. Além disso, destaca a importância de considerar alternativas terapêuticas não farmacológicas, visando reduzir a medicalização excessiva e seus potenciais impactos negativos na saúde pública.

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Assuntos: Estratégia global da OMS para segurança no uso de medicamentos, Medicalização na infância e seus impactos, Uso de psicofármacos no tratamento do TDAH: benefícios e riscos

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar