Disciplina: Saúde 0 Curtidas

A primeira Norma Operacional Básica data de 1991 (NOB 91)

Atualizado em 29/02/2024

A primeira Norma Operacional Básica data de 1991 (NOB 91) e foi editada pelo Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS) com a resolução de nº 258 em 07/01/1991 e reeditada seis meses mais tarde pelo mesmo Instituto com novas alterações. O INAMPS, criado na segunda metade da década de 70, ficou responsável por estabelecer as normas de acordo com a Lei 8.142/90.

Tendo em vista ao NOB de 1991, assinale alternativa correta:

a) É considerado o primeiro instrumento prático a sistematizar e regular os inúmeros pontos de interrogação deixados pelas Leis orgânicas de Saúde.
b) O INAMPS, ao elaborar a NOB 91, guiou-se por seus próprios princípios que valorizava muito mais a lógica preventiva, típica do período pré-SUS.
c) Descentralizou a gestão do SUS e facilitou o processo de descentralização e municipalização, previsto na Lei 8.142/90.
d) Foi responsável pela criação da transferência de verba regular e de forma automática, ou seja, fundo a fundo. Diretamente do fundo federal para os fundos das demais esferas.
e) Historicamente é evidente que tanto a NOB 91 quanto sua sucessora de 92, facilitaram o processo de financiamento e descentralização do SUS no Brasil.


Solução

Alternativa correta: a) É considerado o primeiro instrumento prático a sistematizar e regular os inúmeros pontos de interrogação deixados pelas Leis orgânicas de Saúde. De acordo com o gabarito AVA.

Tenha bons estudos!!

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Assuntos: NOB 1991

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar