Disciplina: Saúde 0 Curtidas

As alergias são relativamente comuns na população geral e evidências a

Atualizado em 20/03/2025

As alergias são relativamente comuns na população geral e evidências apontam para um aumento da incidência destas doenças mais recentemente. Reações alérgicas graves, conhecidas como reações anafiláticas, podem ser potencialmente fatais se não tratadas a tempo. A etiopatologia das alergias, ou reações de hipersensibilidade, variam de acordo com os agentes, as células e os mediadores envolvidos.

De acordo com as afirmativas a seguir, complete corretamente as lacunas do texto

A)Também conhecida como imediata, é mediada por IgE e as principais células envolvidas são os mastócitos e basófilos. Pode ser tratada com o uso de anti-histaminicos e corticoides. Esta é uma reação alérgica do tipo
B) Também conhecida como hipersensibilidade citotóxica é mediada pelos isotipos IgG ou IgM de anticorpos, sistema complemento, fagócitos e células NK. Se manifesta de cinco a oito horas após o contato com o antígeno. Seu tratamento é geralmente realizado com anti-inflamatórios e imunosupressores. Esta é uma reação alérgica do tipo
C)E mediada por imunocomplexos antigeno-anticorpo, ocorrendo até 10h após a exposição, com destruição tecidual. Suas manifestações clínicas são eritema, edema, necrose e hemorragias. O tratamento é realizado com anti-inflamatórios. Esta é uma reação alérgica do tipo
D)Também conhecida como celular ou tardia, é mediada por macrófagos e linfócitos. Manifesta-se geralmente após um dia de exposição ao alérgeno. Um exemplo desta hipersensibilidade a dermatite de contato.


Solução

Alternativa correta: B) Também conhecida como hipersensibilidade citotóxica é mediada pelos isotipos IgG ou IgM de anticorpos, sistema complemento, fagócitos e células NK. Se manifesta de cinco a oito horas após o contato com o antígeno. Seu tratamento é geralmente realizado com anti-inflamatórios e imunosupressores. Esta é uma reação alérgica do tipo . De acordo com o gabarito AVA.


A alternativa correta é a B) Tipo I, Tipo II, Tipo III, Tipo IV, pois ela faz a associação correta entre os tipos de hipersensibilidade alérgica e suas características. A hipersensibilidade tipo I (imediata) é mediada pela IgE e envolve mastócitos e basófilos, responsáveis pela liberação de histamina e outros mediadores inflamatórios, resultando em reações alérgicas rápidas. Esse tipo de reação pode ser tratado com anti-histamínicos e corticoides, como explicado na primeira lacuna.



A hipersensibilidade tipo II (citotóxica) é mediada por anticorpos IgG ou IgM, que ativam o sistema complemento e recrutam células como fagócitos e células NK. Esse tipo de reação ocorre com destruição celular, normalmente em uma janela de 5 a 8 horas após a exposição, e é tratada com anti-inflamatórios e imunosupressores. O uso de imunosupressores é necessário para controlar a resposta imunológica excessiva e prevenir danos adicionais aos tecidos.



A hipersensibilidade tipo III (mediada por imunocomplexos) ocorre quando anticorpos se ligam a antígenos, formando imunocomplexos que ativam o sistema complemento e causam inflamação e destruição tecidual. Isso pode levar a manifestações como eritema, edema, necrose e hemorragias, sendo tratada com anti-inflamatórios. Finalmente, a hipersensibilidade tipo IV (tardia ou celular) é mediada por macrófagos e linfócitos T, com manifestações clínicas mais tardias, como a dermatite de contato, geralmente tratada com anti-inflamatórios. Assim, as alternativas estão corretamente agrupadas nas lacunas do texto.

Assuntos: Imunologia, Fisiologia, Farmacologia

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora