Disciplina: Saúde 0 Curtidas
Coloque V para verdadeiro e F para falso nas assertivas referentes a
Coloque V para verdadeiro e F para falso nas assertivas referentes a Psicologia
( ) A psicologia, no Brasil, é uma profissão reconhecida pela Lei 4.119, de 1962.
( ) São psicólogos, habilitados ao exercício profissional, aqueles que completam o curso de Antropologia e se registram no órgão profissional competente.
( ) A intervenção do psicólogo é intencional, planejada e feita com a utilização de conhecimentos específicos do campo da ciência.
( ) O psicólogo é um profissional que desenvolve uma intervenção no processo psicológico do homem.
Escolha a alternativa correta:
A)F-V-V-F.
B)V-F-V-V.
C)V-F-V-F.
D)F-F-V-V.
E)V-V-V-V.
Solução
Alternativa correta: B)V-F-V-V. De acordo com o gabarito AVA.
A alternativa correta é b. V-F-V-V. A primeira afirmativa é verdadeira porque a Psicologia no Brasil é regulamentada pela Lei 4.119, de 1962, que estabelece as diretrizes para a formação e a prática dos psicólogos. Isso confirma a legitimidade da profissão e os direitos dos profissionais registrados.
A segunda afirmativa é falsa, pois apenas aqueles que completam o curso de Psicologia podem ser considerados psicólogos habilitados. O curso de Antropologia, embora importante em seus próprios direitos, não confere a habilitação para a prática da Psicologia. Para exercer a profissão, é necessário ter diploma em Psicologia e registro no Conselho Regional de Psicologia.
As terceira e quarta afirmativas são verdadeiras, pois a intervenção do psicólogo é, de fato, planejada e baseada em conhecimentos científicos. Os psicólogos aplicam métodos e técnicas específicas para ajudar no processo psicológico das pessoas, confirmando o papel essencial que desempenham na promoção da saúde mental e bem-estar. Assim, a combinação das análises das afirmativas resulta na sequência correta, reforçando a escolha da alternativa B.
Assuntos: História e Legislação da Psicologia no Brasil, Métodos e Intervenções em Psicologia, Ética e Prática Profissional em Psicologia
Vídeo Sugerido: YouTube