Disciplina: Saúde 0 Curtidas

Compartilhamento de dados genéticos: há consentimento? Segundo um

Atualizado em 29/02/2024

Compartilhamento de dados genéticos: há consentimento?

Segundo um artigo publicado na BBC, empresas que tem realizados exames de DNA tem compartilhado estes dados com a indústria farmacêutica e com instituições policiais. Como justificativa, eles dizem que isso auxilia no desenvolvimento de novos medicamentos e técnicas bem como, auxilia na prisão de criminosos envolvidos em estupros e assassinatos.
Pensando que cada indivíduo é único e possui seu próprio genoma, isso seria possível uma vez que existem pequenas variações dentro genoma que podem ser identificados (em casos criminais) ou em possíveis doenças.


Solução

Alternativa correta: O compartilhamento de dados genéticos só pode ser realizado no momento em que há consentimento por conta dos pacientes, mesmo que venha a trazer benefícios para a solução de crimes. Diante disso, é preciso que haja o esclarecimento para com os pacientes, a fim de que possam ser capazes de exercer autonomia na tomada de decisão sobre a aprovação ou não da utilização destes elementos para o processo de justiça. De acordo com o gabarito AVA.

Tenha bons estudos!!

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Assuntos: Compartilhamento de Dados Genéticos

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar