Disciplina: Saúde 0 Curtidas

Considere o seguinte trecho: A Coroa portuguesa possuía interesse em

Atualizado em 29/02/2024

Considere o seguinte trecho: A Coroa portuguesa possuía interesse em escravizar os indígenas brasileiros, principalmente para transformá-los em mão-de-obra para os engenhos de cana-de-açúcar. A partir do final do século XVI, passaram a existir algumas leis que limitavam tal prática; no entanto, a escravidão indígena continuou por muito tempo. Os índios brasileiros historicamente tem resistido à escravidão imposta pelos colonizadores mas isso não significa que milhares de indígenas não tenham morrido de tanto trabalhar ou mesmo pelas doenças com as quais tiveram contato durante a invasão de seus territórios.

Com base no exposto, assinale a alternativa correta:

a) Durante o tempo em que o Brasil permaneceu como colônia de Portugal, muitos indígenas foram obrigados a se deslocarem para espaços mais reduzidos e é por isso que muitos povos não estavam ocupando seus territórios tradicionais na época da promulgação da Constituição Federal de 1988.
b) O texto constitucional de 1988, em relação a dispositivos anteriores utilizados, avança de maneira significativa na forma pela qual garante os deveres indígenas.
c) No Brasil, a chegada dos portugueses ocorreu pela floresta amazônica, mas, na medida em que se buscava indígenas para a escravização, as frentes colonizadoras foram avançando rumo ao litoral do país.
d) A Constituição Brasileira estabelece que os indígenas não tem direito sobre os territórios que estavam ocupando na época de sua promulgação e ignora os processos de expulsão ocorridos ao longo da história.
e) O texto constitucional de 1988 foi o resultado de uma enorme mobilização do movimento ruralista e outros setores da sociedade historicamente parceiros dos indígenas, como os militares.


Solução

Faça login para continuar vendo as resoluções

Quer acessar mais resoluções? Faça login com sua conta para desbloquear nosso conteúdo!

Entrar
Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora