Disciplina: Saúde 0 Curtidas

O aleitamento materno é uma das prioridades do Governo Federal. Sobre

Atualizado em 28/06/2024

O aleitamento materno é uma das prioridades do Governo Federal. Sobre esse tema, assinale a alternativa INCORRETA:

a) Quanto mais tempo o bebê mamar no peito da mãe, melhor para ele e para a mãe. Depois dos 6 meses, a amamentação deve ser complementada com outros alimentos saudáveis e de hábitos da família, mas não deve ser interrompida.
b) O Ministério da Saúde recomenda a amamentação até os dois anos de idade ou mais, e que nos primeiros 6 meses o bebê receba somente leite materno (aleitamento materno exclusivo), ou seja, sem necessidade de sucos, chás, água e outros alimentos.
c) Amamentar é muito mais do que nutrir a criança. É um processo que envolve interação profunda entre mãe e filho, com repercussões no estado nutricional da criança, em sua habilidade de se defender de infecções, em sua fisiologia e no seu desenvolvimento cognitivo e emocional.
d) São poucas as situações em que pode haver indicação médica para a substituição parcial ou total do leite materno. Alguns exemplos são os filhos de mães HIV negativo, para os quais a amamentação é contraindicada, e de mulheres usuárias regulares de álcool ou drogas ilícitas (maconha, cocaína, crack, anfetamina, ecstasy e outras), as quais devem interromper a amamentação enquanto estiverem fazendo uso dessas substâncias.
e) O leite materno protege contra diarreias, infecções respiratórias e alergias. Diminui o risco de hipertensão, colesterol alto e diabetes, além de reduzir a chance de desenvolver obesidade. Crianças amamentadas no peito são mais inteligentes, há evidências de que o aleitamento materno contribui para o desenvolvimento cognitivo.


Solução

Alternativa correta: d) São poucas as situações em que pode haver indicação médica para a substituição parcial ou total do leite materno. Alguns exemplos são os filhos de mães HIV negativo, para os quais a amamentação é contraindicada, e de mulheres usuárias regulares de álcool ou drogas ilícitas (maconha, cocaína, crack, anfetamina, ecstasy e outras), as quais devem interromper a amamentação enquanto estiverem fazendo uso dessas substâncias. De acordo com o gabarito AVA.

O item D é a alternativa incorreta, portanto, está de acordo com o gabarito da banca. Ele afirma que a amamentação é contraindicada para filhos de mães HIV negativo, o que é um erro. Na verdade, a amamentação é contraindicada para filhos de mães HIV positivo, para evitar a transmissão do vírus para o bebê. Além disso, o item também menciona que mulheres usuárias regulares de álcool ou drogas ilícitas devem interromper a amamentação enquanto estiverem fazendo uso dessas substâncias, o que está correto.
A fundamentação para essa resposta pode ser encontrada nas diretrizes do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde, que recomendam que mães HIV positivo não amamentem para evitar a transmissão do vírus para o bebê. Além disso, é amplamente reconhecido que o uso de álcool e drogas ilícitas pode ter efeitos prejudiciais para o bebê se a mãe continuar a amamentar.

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Assuntos: Aleitamento Materno, Desenvolvimento Infantil

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar