Disciplina: Saúde 0 Curtidas
O diabetes mellitus é um dos principais problemas de saúde no Brasil
O diabetes mellitus é um dos principais problemas de saúde no Brasil e no restante do mundo. Estima-se que haja cerca de 400 milhões de portadores de diabetes no mundo, sendo que no Brasil o número é em torno de 12 milhões. A tendência é aumentar ainda mais esses números com o passar do tempo, em decorrência do envelhecimento e do aumento da obesidade na população. O diabetes mellitus é um grupo heterogêneo de distúrbios metabólicos que apresenta em comum a hiperglicemia, decorrente de deficiências na ação da insulina, na secreção da insulina ou em ambas. A classificação proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS) considera os seguintes tipos de diabetes: tipo 1, tipo 2, tipos específicos e gestacional. As duas primeiras têm maior importância clínica, em especial a do tipo 2.
Considerando o contexto apresentado pelo texto e seus conhecimentos sobre o assunto, analise as seguintes afirmativas:
I. No diabetes mellitus tipo 2, ocorrem deficiências na ação e secreção de insulina. Essas deficiências são consequências de uma reação autoimune em que ocorre a destruição das células beta-pancreáticas pelo próprio sistema imunológico.
II. Com a deficiência da ação e/ou da secreção da insulina, há menor quantidade de GLUT-4 nas fibras musculares e adipócitos, o que reduz a captação de glicose plasmática por essas células. A consequência é a hiperglicemia.
III. Devido à menor disponibilidade de glicose nas células, a síntese de novas moléculas de oxaloacetato fica prejudicada. Além disso, o oxaloacetato presente na célula é usado para a gliconeogênese. Com isso, o ciclo do ácido cítrico é prejudicado.
IV. No diabetes mellitus tipo 1, a resistência à insulina e o defeito na função das células beta-pancreáticas são causadas por uma interação de fatores genéticos e ambientais (envelhecimento, aumento de peso, sedentarismo, má alimentação).
Com base nas informações do texto e nos seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.
a) I e IV, apenas.
b) II e III, apenas.
c) I, II e IV, apenas.
d) I, III e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.
Solução
Alternativa correta: B) II e III, apenas. De acordo com o gabarito AVA.
I. Falsa. No diabetes mellitus tipo 2, as deficiências na ação e secreção de insulina não são causadas por uma reação autoimune, como ocorre no tipo 1. No tipo 2, a resistência à insulina e a secreção inadequada de insulina estão mais relacionadas a fatores como obesidade, sedentarismo e envelhecimento.
II. Verdadeira. A deficiência na ação e/ou secreção de insulina resulta em uma menor quantidade de GLUT-4 nas fibras musculares e adipócitos, o que de fato reduz a captação de glicose, levando à hiperglicemia.
III. Verdadeira. A menor disponibilidade de glicose nas células pode prejudicar a síntese de oxaloacetato, e o uso do oxaloacetato para a gliconeogênese pode afetar o ciclo do ácido cítrico.
IV. Falsa. No diabetes mellitus tipo 1, a resistência à insulina não é uma característica predominante. O tipo 1 é caracterizado pela destruição autoimune das células beta do pâncreas, levando à deficiência de insulina.
Assuntos: Diabetes mellitus, Transporte de glicose, Ciclo do ácido cítrico
Vídeo Sugerido: YouTube