Disciplina: Saúde 0 Curtidas
O Sr. Antonio tem 65 anos e todos os anos vai ao seu clínico geral
O Sr. Antonio tem 65 anos e todos os anos vai ao seu clínico geral para fazer check-up médico. Em sua última consulta, seu médico constatou uma massa anormal na região abdominal do Sr. Antonio e acha que essa massa pode ser um tumor e pede mais exames. Com base em suas informações a respeito de neoplasias, tumor e câncer podemos afirmar que
a) O Sr. Antonio tem um tumor maligno, porque ele tem mais de sessenta anos.
b)Todas as alternativas estão erradas.
c) Baseado no exame realizado no check-up não podemos ter certeza se o Sr. Antonio tem uma neoplasia benigna ou um câncer (neoplasia maligna).
d) Os exames complementares solicitados não são necessários, porque o Sr. Antonio tem câncer.
e) O Sr. Antonio tem neoplasia benigna.
Solução
Alternativa correta: c) Baseado no exame realizado no check-up não podemos ter certeza se o Sr. Antonio tem uma neoplasia benigna ou um câncer (neoplasia maligna). De acordo com o gabarito AVA.
Neoplasias podem ser benignas ou malignas, e a diferenciação entre elas geralmente requer exames adicionais, como biópsias, exames de imagem avançados ou análises histológicas. A presença de uma massa anormal pode sugerir a possibilidade de uma neoplasia, mas somente exames complementares podem confirmar se é benigna ou maligna. Idade não é um fator determinante para diagnosticar se uma neoplasia é maligna ou benigna, pois ambos os tipos podem ocorrer em qualquer faixa etária. Portanto, é essencial realizar exames adicionais para estabelecer um diagnóstico preciso e determinar o curso adequado de tratamento para o Sr. Antonio.
Assuntos: Diagnóstico diferencial de neoplasias, Avaliação de massas abdominais, Importância da confirmação histológica para o diagnóstico de câncer.
Vídeo Sugerido: YouTube