Disciplina: Saúde 0 Curtidas

Os medicamentos usados no diabetes tipo 2 são: I - Biguanidas que

Atualizado em 03/05/2024

Os medicamentos usados no diabetes tipo 2 são:
I - Biguanidas que atuam na diminuição da glicemia pela redução da produção de glicose hepática (gliconeogênese);
II - Inibidores da Alfa-glicosidase (acarbose, miglitol) que diminuem a velocidade de absorção da glicose vinda dos alimentos, no caso, carboidratos absorvidos pelo intestino;
III - Tiazolidinadionas agem na diminuição da resistência para a ação da insulina no músculo esquelético e no tecido adiposo, esses medicamentos requererem dose única diária;
IV - Sulfonilureias: medicamentos que atuam diretamente nas células alfa, as responsáveis pela produção de insulina no pâncreas.
V - Glinidas: são os inibidores da enzima alfa-glicosidase que permitem a absorção de glicose no sangue. São medicamentos que atuam no intestino delgado, onde são decompostos e absorvidos os amidos e ou moléculas de açúcar.

Está correto em:

a) As afirmativas IV e V estão corretas.
b) As afirmativas I, III e IV estão corretas
c) As afirmativas I, II, IV e V estão corretas.
d) As afirmativas I, III e V estão corretas.
e) As afirmativas I, II, III e V estão corretas.


Solução

Alternativa correta: c) As afirmativas I, II, IV e V estão corretas. De acordo com o gabarito AVA.

A alternativa correta é a letra c) porque as afirmativas I, II, IV e V estão alinhadas com os medicamentos utilizados no tratamento do diabetes tipo 2. As biguanidas, mencionadas na afirmativa I, como a metformina, agem reduzindo a produção de glicose hepática. Os inibidores da alfa-glicosidase, citados na afirmativa II, como a acarbose e miglitol, realmente diminuem a velocidade de absorção da glicose proveniente dos alimentos. As sulfonilureias, abordadas na afirmativa IV, como a glibenclamida, atuam estimulando a produção de insulina pelas células beta do pâncreas. Por fim, as glinidas, mencionadas na afirmativa V, como a repaglinida, também estimulam a secreção de insulina, mas sua ação é mais rápida e de menor duração que as sulfonilureias, sendo uma opção para controle glicêmico pós-prandial. Assim, todas essas afirmativas estão corretas em relação aos medicamentos utilizados no tratamento do diabetes tipo 2.

Assuntos: Diabetes tipo 2, Tratamento medicamentoso

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora