Disciplina: Saúde 0 Curtidas

Um homem de 90 anos, com quadro de demência avançado e câncer

Atualizado em 29/02/2024

Um homem de 90 anos, com quadro de demência avançado e câncer de próstata com metástases vertebrais, é trazido ao ambulatório médico. Os familiares relatam que há 5 dias diminuiu muito a ingestão de alimentos, tendo apresentado febre e urina turva de odor fétido. Recebe analgésicos fortes e comuns eventualmente, além de medicação anti-hipertensiva e haloperidol quando tem agitação. Dosagens recentes de PSA e cálcio são normais. O exame mostra um paciente que não contactua nem reconhece as pessoas, está emagrecido e levemente edemaciado, desidratado, taquicárdico, febril, com pressão arterial de 89 × 60 mmHg.

Os familiares queixam-se das dificuldades de manter uma pessoa em casa para cuidar e assistir o paciente de maneira correta. Desta forma, solicitam vaga no hospital para internação. A conduta médica mais adequada seria:

a) Explicar que se trata de uma intercorrência infecciosa de gravidade relativa, que requer internação, provavelmente breve, para hidratação e antibioticoterapia parenterais, e que, após esse período, deverá voltar para casa com os cuidados habituais.
b) Concordar com a internação definitiva; providenciar sonda nasoenteral para hidratação e alimentação; e deixar o paciente aguardar a vaga hospitalar em casa.
c) Concordar com a internação definitiva; providenciar sonda nasoenteral para hidratação, alimentação e administração de antibiótico; e deixar o paciente aguardar a vaga hospitalar em casa.
d) Concordar com a internação definitiva; esclarecer que, diante do quadro neoplásico avançado, não há sentido em introduzir qualquer cuidado adicional e encaminhá-lo para espera da vaga hospitalar em casa.
e) Explicar que se trata de uma intercorrência infecciosa, mas que, diante do quadro demencial avançado, não há sentido em iniciar antibiótico; indicar uma internação rápida apenas para hidratação parenteral e, em seguida, encaminhar o paciente para casa.


Solução

Alternativa correta: e) Explicar que se trata de uma intercorrência infecciosa, mas que, diante do quadro demencial avançado, não há sentido em iniciar antibiótico; indicar uma internação rápida apenas para hidratação parenteral e, em seguida, encaminhar o paciente para casa. De acordo com o gabarito AVA.

No caso apresentado, deve-se prevalecer a ética, tanto dos profissionais de saúde como dos familiares e dos pacientes, no caso de uma infecção, a internação será temporária apenas para tratar a infecção, e em seguida deverá voltar para a sua família.
A ética fala centrada no valor da vida é muito importante nos estudos com seres vivos, nas atividades médicas e até mesmo no estudo desses profissionais.
É dever que todos os profissionais da saúde devem ter com os pacientes de respeitar o pudor, a privacidade e a intimidade do ser humano, pois o ser humano tem direito a ser respeitado, mesmo em condições debilitantes.

Resolução adaptada de: Brainly

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Assuntos: Assistência ao Paciente

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar