Disciplina: Biologia 0 Curtidas
As figuras 1, 2 e 3 apresentam - UNESP 2022/Exatas e Humanas
As figuras 1, 2 e 3 apresentam, respectivamente, representantes de três espécies do gênero Equus: E. caballus, E. asinus e E. zebra.

(https://monaconatureencyclopedia.com)

(https://commons.wikimedia.org)

(https://pt.wikipedia.org)
Considere um casal de cada uma dessas espécies e o conjunto cromossômico de cada um desses animais. Sobre esses conjuntos cromossômicos afirma-se que
-
a fêmea de cada espécie tem número diploide de cromossomos diferente do número diploide de cromossomos do macho da respectiva espécie, uma vez que as fêmeas têm dois cromossomos sexuais do tipo X.
-
macho e fêmea de uma mesma espécie compartilham entre si cromossomos sexuais de mesmo tamanho e morfologia, os quais podem diferir dos cromossomos sexuais das demais espécies.
-
os machos compartilham entre si cromossomos autossômicos de mesmo tamanho e morfologia, os quais diferem dos cromossomos autossômicos das fêmeas das respectivas espécies.
-
macho e fêmea de uma mesma espécie compartilham entre si um mesmo número diploide de cromossomos, o qual pode diferir do número diploide de cromossomos das demais espécies.
-
macho e fêmea de uma mesma espécie não diferem entre si no número, tamanho e morfologia dos cromossomos, mas essas diferenças existem entre animais de espécies diferentes.
Solução
Alternativa Correta: D) macho e fêmea de uma mesma espécie compartilham entre si um mesmo número diploide de cromossomos, o qual pode diferir do número diploide de cromossomos das demais espécies.
Animais da mesma espécie, com raras exceções, apresentam o mesmo número diploide de cromossomos, tendo os cromossomos autossômicos idênticos entre machos e fêmeas, sendo diferentes apenas os cromossomos sexuais. Entre animais de espécies diferentes, o número diploide pode diferir. Em alguns casos, esse número também poderá ser idêntico.
Resolução adaptada de: Curso Objetivo
Institução: UNESP
Ano da Prova: 2022
Assuntos: Genética
Vídeo Sugerido: YouTube