Disciplina: Biologia 0 Curtidas

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) - UNESP 2024

Atualizado em 13/05/2024

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabelece que produtos alimentícios que contenham algum nutriente em quantidade elevada e prejudicial à saúde, como açúcar, sódio e gordura, apresentem essa informação em seus rótulos por meio de figuras padronizadas.

Questão 68 - UNESP 2024

As gorduras são constituídas por misturas de triglicerídeos que, quando hidrolisados no organismo humano, produzem diferentes moléculas de ácidos graxos. O quadro mostra as fórmulas químicas dos ácidos graxos obtidos em maior porcentagem na hidrólise enzimática de dois tipos de gorduras, X e Y

Questão 68 - UNESP 2024

A hidrólise enzimática da gordura ____________ produz maior porcentagem de ácidos graxos ____________ , que contribuem para a manutenção dos níveis adequados de lipoproteínas do tipo____________. Essas lipoproteínas ajudam a eliminar o excesso de colesterol do sangue e a prevenir a obstrução de vasos sanguíneos.

As lacunas do texto são preenchidas, respectivamente, por:

  1. Y – insaturados – LDL.

  2. X – saturados – LDL.

  3. Y – saturados – HDL.

  4. X – insaturados – HDL.

  5. Y – insaturados – HDL.


Solução

Alternativa Correta: E) Y – insaturados – HDL.

Observando a tabela, concluímos que X está relacionado aos ácidos graxos saturados (apenas ligações simples entre átomos de carbono) e Y está relacionado aos ácidos graxos insaturados (uma ou mais ligações duplas entre átomos de carbono). Os ácidos graxos insaturados são importantes para formação de substâncias importantes ao bom funcionamento do organismo como o HDL, que leva o excesso de gorduras das artérias para o fígado, para posterior metabolização.

Resolução adaptada de: Curso Objetivo

Institução: UNESP

Ano da Prova: 2024

Assuntos: Ácidos Graxos

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora