Disciplina: Biologia 0 Curtidas

A ureia produzida em indústrias petroquímicas é o - FGV 2016

Atualizado em 13/05/2024

A ureia produzida em indústrias petroquímicas é o fertilizante mais utilizado no mundo pela agricultura convencional como fonte extra de nitrogênio. Já na agricultura orgânica, a qual dispensa o consumo de fertilizantes e defensivos químicos industriais, utiliza-se o esterco animal curtido como fonte suplementar de nitrogênio.

Independentemente do tipo de técnica agrícola empregada, tanto o fertilizante petroquímico como o esterco animal, quando aplicados no solo, serão

  1. metabolizados por bactérias quimiossintetizantes que geram nitrito (NO2) e nitrato (NO3), assimilados então pelos vegetais para a síntese, principalmente, de aminoácidos e nucleotídeos.

  2. absorvidos diretamente pelos vegetais que apresentam micro-organismos simbiontes em nódulos de suas raízes, para a síntese direta de proteínas e ácidos nucleicos.

  3. decompostos por organismos detritívoros em moléculas menores como a amônia (NH3) e o gás nitrogênio (N2), assimilados então pelos tecidos vegetais para síntese de nitrito (NO2) e nitrato (NO3).

  4. digeridos por fungos e bactérias nitrificantes que produzem aminoácidos e nucleotídeos, assimilados então pelos tecidos vegetais para síntese de proteínas e ácidos nucleicos.

  5. oxidados por cianobactérias fotossintetizantes em nitrito (NO2) e nitrato (NO3) que produzem proteínas e ácidos nucleicos, então absorvidos diretamente pelos tecidos vegetais.


Solução

Faça login para continuar vendo as resoluções

Quer acessar mais resoluções? Faça login com sua conta para desbloquear nosso conteúdo!

Entrar
Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora