Disciplina: Biologia 0 Curtidas

Acidentes cardiovasculares estão entre as doenças que - UNIFESP 2010

Atualizado em 13/05/2024

Acidentes cardiovasculares estão entre as doenças que mais causam mortes no mundo. Há uma intricada relação de fatores, incluindo os hereditários e os ambientais, que se conjugam como fatores de riscos.

Considerando os estudos epidemiológicos até agora desenvolvidos, altas taxas de colesterol no sangue aumentam o risco de infarto do miocárdio.

  1. a) Em que consiste o “infarto do miocárdio” e qual a relação entre altas taxas de colesterol e esse tipo de acidente cardiovascular?

  2. b) Considerando a relação entre os gases O2 e CO2 e o processo de liberação de energia em nível celular, explique o que ocorre nas células do miocárdio em uma situação de infarto.


Solução

Alternativa Correta: )

A) O infarto do miocárdio consiste na morte de uma parte do músculo estriado cardíaco. As altas taxas de colesterol provocam obstrução e perda da elasticidade das artérias coronárias, diminuindo a chegada de oxigênio e nutrientes.

B) Em situação de infarto, as células do miocárdio deixam de receber oxigênio. Sem este gás, as células não realizam respiração aeróbica, processo que libera CO2 e fornece energia para a contração muscular.

Créditos da Resolução: Curso Objetivo

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Institução: UNIFESP

Ano da Prova: 2010

Assuntos: Coração, Saúde, Infarto

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar