Disciplina: Biologia 0 Curtidas
Veja a tirinha seguinte, a respeito do processo febril. - UNIFESP 2004
Veja a tirinha seguinte, a respeito do processo febril.

A temperatura de nosso corpo é considerada normal entre 36,0 e 37,3 °C. Durante a febre, essa temperatura pode se elevar, chegando até mesmo a ultrapassar os 40 °C. Sobre esse processo, é correto afirmar que
-
a elevação da temperatura corpórea se dá como resposta a um processo infeccioso e é produzida pela energia liberada na migração intensa de leucócitos e macrófagos para a área da infecção.
-
a elevação da temperatura corpórea se dá por aumento da atividade das mitocôndrias e, caso essa elevação ultrapasse os 40 °C, processos bioquímicos vitais serão comprometidos irreversivelmente.
-
é um importante mecanismo de defesa, pois a elevação da temperatura aumenta a taxa de divisão celular e são produzidas mais células de defesa para combater a infecção.
-
imediatamente antes de a temperatura se elevar, o corpo se resfria até alguns graus abaixo de 36,0 °C, o que causa calafrios. A morte do agente infeccioso se dá pelo choque térmico.
-
nem sempre a febre representa aumento de temperatura. Isso ocorre nas infecções por vírus (gripes e febre amarela, por exemplo), mas não ocorre nas infecções por microorganismos (malária, por exemplo).
Solução
Alternativa Correta: B) a elevação da temperatura corpórea se dá por aumento da atividade das mitocôndrias e, caso essa elevação ultrapasse os 40 °C, processos bioquímicos vitais serão comprometidos irreversivelmente.
O aumento da atividade mitocondrial é o responsável pela elevação da temperatura corpórea. Temperaturas acima de 40°C desnaturam as proteínas (enzimas), comprometendo os processos bioquímicos do organismo.

Institução: UNIFESP
Ano da Prova: 2000
Assuntos: Organismo
Vídeo Sugerido: YouTube