Disciplina: Biologia 0 Curtidas

Em uma materia sobre o papel das plantas na redução da - UNESP 2017

Atualizado em 13/05/2024

Em uma matéria sobre o papel das plantas na redução da concentração atmosférica dos gases do efeito estufa, consta a seguinte informação:

O vegetal “arranca” o carbono, que é o C do CO2, para usar de matéria-prima para o seu tronco, e devolve para a atmosfera o O2, ou seja, oxigênio.

(Superinteressante, maio de 2016. Adaptado.)

Tal informação refere-se à

  1. respiração celular e está correta, uma vez que, nas mitocôndrias, o carbono do CO2 é disponibilizado para a síntese de tecidos vegetais e o O2 é devolvido para a atmosfera.

  2. fotossíntese e está correta, uma vez que, através desse processo, a planta utiliza o carbono na síntese de seus tecidos, devolvendo para a atmosfera o oxigênio do CO2.

  3. fotossíntese e está incorreta, uma vez que o carbono do CO2 é utilizado na síntese de carboidratos que serão consumidos na respiração celular, mas não como matéria-prima do tronco.

  4. fotossíntese e está incorreta, uma vez que o oxigênio liberado para atmosfera provém da reação de decomposição da água, e não do CO2 que a planta capta da atmosfera.

  5. respiração celular e está incorreta, uma vez que o O2 liberado para atmosfera tem origem na quebra de carboidratos na glicólise, da qual também resulta o carbono que irá compor os tecidos vegetais.


Solução

Alternativa Correta: D) fotossíntese e está incorreta, uma vez que o oxigênio liberado para atmosfera provém da reação de decomposição da água, e não do CO2 que a planta capta da atmosfera.

No fenômeno da fotossíntese, a planta utiliza água e gás carbônico. Nesse processo, ocorre fotólise da água, o que resulta na liberação do O2 e na liberação do hidrogênio, que será utilizado na síntese de compostos orgânicos como polissacarídeos (celulose), componentes da matéria-prima de troncos, e glicose, que será utilizada na respiração celular.

Resolução adaptada de: Curso Objetivo

Institução: UNESP

Ano da Prova: 2017

Assuntos: Fotossíntese

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora