Disciplina: Filosofia 0 Curtidas

As certezas do homem comum, as verdades comuns - UNESP 2022/Biológicas

Atualizado em 13/05/2024

As certezas do homem comum, as verdades comuns da experiência cotidiana, os filósofos vivem-nas, por certo, e não as negam, enquanto homens. Mas, enquanto filósofos, não as assumem. Nesse sentido em que as desqualificam, pode-se dizer que as recusam. Desqualificação teórica, recusa filosófica, empreendidas em nome da racionalidade que postulam para a filosofia. Assim é que boa parte das filosofias opta por esquecer “metodologicamente” a visão comum do Mundo, recusando-se a integrá-la ao seu saber racional e teórico. Não podendo furtar-se, enquanto homens, à experiência do Mundo, não o reconhecem como filósofos. O Mundo não é, para eles, o universo reconhecido de seus discursos. Desconsiderando filosoficamente as verdades cotidianas, o bom senso, o senso comum, instauram de fato o dualismo do prático e do teórico, da vida e da razão filosófica. Instauram, consciente e propositadamente, o divórcio entre o homem comum que são e o filósofo que querem ser.

O “divórcio” entre o homem comum e o filósofo, segundo o autor, ocorre em função da

(Oswaldo Porchat Pereira. Rumo ao ceticismo, 2007. Adaptado.)

  1. negação do homem comum em entender a realidade.

  2. restrição do saber comum no fazer filosófico.

  3. diferença de mundos que buscam compreender.

  4. falta de correspondência factual do saber comum.

  5. proposição de respostas necessariamente divergentes.


Solução

Alternativa Correta: B) restrição do saber comum no fazer filosófico.

Os limites encontrados nas “verdades” ditas do senso comum não podem por certo ser a base que guia o pensamento filosófico, mais investigativo, crítico e reflexivo. Para tal, o autor do texto em análise não dá aos filósofos o caráter de negação absoluta no saber comum, mas sim de ver nesse uma realidade de certeza mais restrita e pouco palpável, havendo aí o “divórcio”, pedido pelo enunciado da questão, entre um saber e outro.

Resolução adaptada de: Curso Objetivo

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Institução: UNESP

Ano da Prova: 2022

Assuntos: Filosofia

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar