Disciplina: Filosofia 0 Curtidas

Nada acusa mais uma extrema fraqueza de espírito do - UNESP 2018/2

Atualizado em 13/05/2024

Nada acusa mais uma extrema fraqueza de espírito do que não conhecer qual é a infelicidade de um homem sem Deus; nada marca mais uma má disposição do coração do que não desejar a verdade das promessas eternas; nada é mais covarde do que fazer-se de bravo contra Deus. Deixem então essas impiedades para aqueles que são bastante mal nascidos para ser verdadeiramente capazes disso. Reconheçam enfim que não há senão duas espécies de pessoas a quem se possam chamar razoáveis: ou os que servem a Deus de todo o coração porque o conhecem ou os que o buscam de todo o coração porque não o conhecem.

O pensamento desse filósofo é nitidamente influenciado por uma ótica

(Blaise Pascal. Pensamentos, 2015. Adaptado.)

  1. científica.

  2. ateísta

  3. antropocêntrica

  4. materialista.

  5. teológica.


Solução

Alternativa Correta: E) teológica.

Blaise Pascal foi um filósofo do século XVII profundamente envolvido no movimento jansenista, retornando a questão sobre a graça divina, questão essa exposta por Santo Agostinho. O homem sem Deus, pensava Pascal, é marcado pela concupiscência e pela miserabilidade.

Resolução adaptada de: Curso Objetivo

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Institução: UNESP

Ano da Prova: 2018

Assuntos: Teologia

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar