Disciplina: Física 0 Curtidas

Para explicar o efeito Doppler, um professor do curso - FATEC 2019/2

Atualizado em 13/05/2024

Para explicar o efeito Doppler, um professor do curso de Mecânica brinca com o uso de personagens de um desenho animado. Ele projeta uma figura do carro de Fred Flintstone no episódio em que ele e Barney Rubble eram policiais.
A figura mostra a representação do carro visto de cima se deslocando para a direita com velocidade constante em módulo.
Na figura ainda, ele representa, em outra perspectiva, as personagens Betty Rubble e Wilma Filntstone. Os círculos representam as frentes de ondas sonoras den “YABBA DABBA DOO” emitidas pela sirene.

FATEC 2019/2

Considere que as observadoras Betty Rubble e Wilma Flintstone estejam em repouso na posição apresentada na figura.
Em relação ao som emitido do carro de Fred e Barney, é correto afirmar que

  1. Wilma o escutará com uma frequência menor que a de Betty.

  2. Wilma o escutará com uma frequência maior que a de Betty.

  3. Betty o escutará mais intenso que Wilma.

  4. Betty o escutará mais agudo que Wilma.

  5. Betty o escutará mais alto que Wilma.


Solução

Alternativa Correta: B) Wilma o escutará com uma frequência maior que a de Betty.

Como a fonte sonora se aproxima de Wilma a frequência aparente do som é maior que a real. Como a fonte sonora se afasta de Betty a frequência aparente do som é menor que a real.
Portanto:
fWilma > fBetty

Resolução adaptada de: Curso Objetivo

Institução: FATEC

Ano da Prova: 2019

Assuntos: Frequência

Vídeo Sugerido: YouTube

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