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Para explicar o efeito Doppler, um professor do curso - FATEC 2019/2
Para explicar o efeito Doppler, um professor do curso de Mecânica brinca com o uso de personagens de um desenho animado. Ele projeta uma figura do carro de Fred Flintstone no episódio em que ele e Barney Rubble eram policiais.
A figura mostra a representação do carro visto de cima se deslocando para a direita com velocidade constante em módulo.
Na figura ainda, ele representa, em outra perspectiva, as personagens Betty Rubble e Wilma Filntstone. Os círculos representam as frentes de ondas sonoras den “YABBA DABBA DOO” emitidas pela sirene.

Considere que as observadoras Betty Rubble e Wilma Flintstone estejam em repouso na posição apresentada na figura.
Em relação ao som emitido do carro de Fred e Barney, é correto afirmar que
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Wilma o escutará com uma frequência menor que a de Betty.
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Wilma o escutará com uma frequência maior que a de Betty.
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Betty o escutará mais intenso que Wilma.
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Betty o escutará mais agudo que Wilma.
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Betty o escutará mais alto que Wilma.
Solução
Alternativa Correta: B) Wilma o escutará com uma frequência maior que a de Betty.
Como a fonte sonora se aproxima de Wilma a frequência aparente do som é maior que a real. Como a fonte sonora se afasta de Betty a frequência aparente do som é menor que a real.
Portanto:
fWilma > fBetty
Resolução adaptada de: Curso Objetivo
Institução: FATEC
Ano da Prova: 2019
Assuntos: Frequência
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