Disciplina: Geografia 0 Curtidas
Ao contrário do que alguns setores da sociedade imaginam - FGV 2014
Ao contrário do que alguns setores da sociedade imaginam, as Unidades de Conservação (UCs) não constituem espaços protegidos “intocáveis”, apartados de qualquer atividade humana [...] elas fornecem direta e/ou indiretamente bens e serviços que satisfazem várias necessidades da sociedade brasileira, inclusive produtivas.
http://www.unep.org.br/admin/publicacoes/texto/UCsBrasil_MMA_WCMC.pdf
Considerando esse tema, examine as seguintes afirmações:
I Nas florestas nacionais e estaduais, a exploração de madeira em tora é vetada, mas é possível gerar renda por meio da exploração de produtos não madeireiros, tais como borracha e castanha-do-pará.
II Todas as unidades de conservação podem gerar receita com atividades turísticas.
III Uma parcela significativa da qualidade e da quantidade da água que compõe vários dos reservatórios de usinas hidrelétricas no Brasil é assegurada por unidades de conservação.
IV A conservação de florestas, incluindo as unidades de conservação, desempenha um papel entendido como vital nas iniciativas de combate às mudanças climáticas.
Está correto o que se afirma em
-
III e IV, apenas.
-
I e II, apenas.
-
I e III, apenas.
-
II e IV, apenas.
-
I, II, III e IV.
Solução
Alternativa Correta: A) III e IV, apenas.
Diferente do conceito de preservação, que visa à incolumidade do ambiente natural, o de conservação baseia-se na sua sustentabilidade, ou seja, vislumbra a possibilidade de exploração econômica, tendo em vista a manutenção dessa atividade e a relativa integridade do meio natural. Portanto, nas áreas de conservação, pode-se explorar madeira, silvicultura etc., mas de forma que essas atividades não impactem a salubridade do meio natural. A implantação de hidroelétricas não é compatível com a integridade das unidades de conservação. Sua implantação não deve comprometer estas unidades. As Unidades de Conservação dividem-se em duas categoriais: Unidades de Proteção Integral, que englobam Estação Ecológica, Reserva Biológica, Parque Nacional, Monumento Natural e Refúgio da Vida Silvestre, sendo que nas duas primeiras não é permitida a atividade turística; Unidades de Uso Sustentável, que abarcam Área de Proteção Ambiental, Área de Relevante Interesse Ecológico, Floresta Nacional, Reserva Extrativista, Reserva de Fauna, Reserva de Desenvolvimento Sus tentável e Reserva Particular do Patrimônio Natural.
Resolução adaptada de: Curso Objetivo
Institução: FGV
Ano da Prova: 2014
Assuntos: Sustentabilidade
Vídeo Sugerido: YouTube