Disciplina: Geografia 0 Curtidas
O presidente dos EUA, Barack Obama, disse aos líderes do - FGV 2014
O presidente dos EUA, Barack Obama, disse aos líderes do G20 que os Estados Unidos têm alta convicção de que forças sírias usaram armas químicas e destacou a necessidade de reforçar o banimento internacional ao uso dessas armas, disse um importante conselheiro da Casa Branca, nesta sexta-feira [6/9]”.
http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/obama-diz-ter-altaconfianca-do-uso-de-arma-quimica-na-siria
Sobre o uso de armas químicas na Síria e as iniciativas para o banimento internacional dessas armas, é correto afirmar:
-
O governo da Turquia, tradicional aliada da Síria, afirmou que apenas grupos rebeldes usaram armas químicas, com o intuito de precipitar uma ação militar internacional contra Damasco.
-
Para evitar a intervenção armada, a Rússia propôs que a Síria entregasse seu estoque de armas químicas para a comunidade internacional.
-
A Síria ratificou a Convenção sobre a Proibição do Desenvolvimento, da Produção, do Armazenamento e do Emprego de Armas Químicas e sobre sua Destruição (CAQ) em 2010, pouco antes do início da guerra civil no país.
-
A declaração do presidente Obama foi uma resposta ao governo sírio, que impediu que peritos da ONU entrassem no país para inspecionar as zonas supostamente afetadas por armas químicas.
-
O Conselho de Segurança da ONU, reunido em caráter extraordinário, condenou o governo sírio pelo uso de armas químicas e autorizou o envio de uma força de paz para a região.
Solução
Alternativa Correta: B) Para evitar a intervenção armada, a Rússia propôs que a Síria entregasse seu estoque de armas químicas para a comunidade internacional.
No atual confronto sírio, que se caracteriza como guerra civil, contrapõem-se forças do governo (exército e algumas milícias estrangeiras) e rebeldes, associados também a elementos externos. O recrudescimento do conflito, envolvendo a capital Damasco, parece ter levado as forças do governo a lançar sobre os grupos rebeldes, em alguns pontos do território, mísseis com armas químicas (gás sarin), que causam asfixia e morte. A explosão do artefato atingiu crianças e mulheres. O governo dos EUA ameaçou bombardear a Síria, a partir do Mar Mediterrâneo, o que levou a ONU a intervir, no sentido de evitar a escalada do conflito. A Rússia, que apoia o governo da Síria, intercedeu para que o governo do país árabe entregasse as armas químicas para a posterior destruição delas.
Resolução adaptada de: Curso Objetivo
Institução: FGV
Ano da Prova: 2014
Assuntos: Guerras
Vídeo Sugerido: YouTube