Disciplina: Geografia 0 Curtidas
As imagens apresentam, em momentos históricos distintos, - VUNESP 2013
As imagens apresentam, em momentos históricos distintos, uma das paisagens mais conhecidas do Brasil: a praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. A partir da análise das pai- sagens, pode-se notar o intenso processo de adensamento e verticalização das edificações ocorrido na região ao longo do último século.
Considerando a dinâmica da formação do espaço urbano no Brasil contemporâneo, é correto afirmar que o processo de verticalização observado no bairro de Copacabana se deve, especialmente,
-
à constante valorização do solo urbano em uma região da cidade bastante cobiçada pela elite econômica, intensamente explorada pelo mercado imobiliário
-
ao interesse do poder público e do mercado imobiliário em instalar condomínios populares nessa região da cidade, ao longo do último século.
-
às condições oferecidas pelo meio físico que, por apresentar um relevo bastante acidentado, limitou o número de áreas aptas à ocupação humana na cidade.
-
à política de planejamento urbano, que teve como objetivo concentrar a oferta de habitações e serviços básicos em apenas alguns lugares da cidade.
-
à política de planejamento urbano, que privilegiou a ocupação de planícies e encostas com o objetivo de preser- var a paisagem natural e estimular o turismo na cidade.
Solução
Alternativa Correta: A) à constante valorização do solo urbano em uma região da cidade bastante cobiçada pela elite econômica, intensamente explorada pelo mercado imobiliário
A resposta correta é a alternativa A), que atribui o processo de verticalização no bairro de Copacabana à constante valorização do solo urbano por uma região cobiçada pela elite econômica e intensamente explorada pelo mercado imobiliário. Copacabana, desde o início do século XX, tem sido um dos bairros mais valorizados do Rio de Janeiro devido à sua localização privilegiada junto ao mar, infraestrutura consolidada e proximidade com importantes áreas comerciais e de lazer.
A valorização imobiliária em Copacabana foi impulsionada pela demanda crescente de moradia e pela escassez de espaço disponível para expansão horizontal na cidade. Isso levou ao aproveitamento máximo do terreno através da verticalização, com a construção de edifícios altos para acomodar uma população cada vez maior em uma área limitada.
Além do interesse econômico, fatores como a infraestrutura urbana consolidada, acesso facilitado a serviços públicos e comércio, e a proximidade com praias e áreas de lazer contribuíram para consolidar Copacabana como um dos bairros mais densamente urbanizados do Rio de Janeiro. Portanto, a alternativa A) é a mais adequada para explicar o fenômeno da verticalização em Copacabana, destacando a influência da valorização do solo urbano pela elite econômica e a intensa atividade do mercado imobiliário ao longo do último século.
Institução: VUNESP
Ano da Prova: 2013
Assuntos: Urbanização
Vídeo Sugerido: YouTube