Disciplina: Geografia 0 Curtidas
Os derrames de lavas basálticas da Formação Serra Geral - VUNESP 2012
Os derrames de lavas basálticas da Formação Serra Geral representam um dos mais volumosos vulcanismos continentais do planeta, com uma área superior a 1 200 000km2Em certos locais, os derrames sucessivos de lavas possuem centenas de metros de espessura.
A paisagem descrita é encontrada
-
nas ilhas de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.
-
no litoral de Ilhéus, na Bahia.
-
nas áreas serranas da Mantiqueira, na zona da Mata Mineira.
-
nas cataratas do rio Iguaçu, no Paraná.
-
nas encostas litorâneas da Serra do Mar.
Solução
Alternativa Correta: D) nas cataratas do rio Iguaçu, no Paraná.
A alternativa correta para a pergunta é a letra D) nas cataratas do rio Iguaçu, no Paraná, porque a Formação Serra Geral é uma sequência geológica predominantemente composta por lavas basálticas que se estende por uma vasta área da América do Sul, incluindo partes do sul do Brasil, Paraguai e Argentina. Esta formação é resultado de intensa atividade vulcânica ocorrida durante o período Triássico-Jurássico, entre aproximadamente 200 e 130 milhões de anos atrás.
No caso específico das cataratas do rio Iguaçu, localizadas na fronteira entre Brasil e Argentina, a geologia é dominada por rochas basálticas da Formação Serra Geral. Estas rochas basálticas são responsáveis não apenas pela formação das cataratas, mas também pelo próprio relevo da região. Os derrames sucessivos de lavas basálticas ao longo de milhões de anos formaram camadas espessas de basalto, conferindo uma estrutura geológica única e robusta à área.
Portanto, a paisagem descrita na pergunta, com derrames de lavas basálticas da Formação Serra Geral com centenas de metros de espessura, encontra-se nas cataratas do rio Iguaçu, fazendo da alternativa D) a resposta correta.
Institução: VUNESP
Ano da Prova: 2012
Assuntos: Geologia
Vídeo Sugerido: YouTube