Disciplina: Geografia 0 Curtidas
Considere as tabelas para responder à questão. Brasil: - FGV 2014
Considere as tabelas para responder à questão.

Com base na análise da tabela e nos conhecimentos sobre as transformações do espaço agrário brasileiro, pode-se afirmar que, no período selecionado,
-
o aprofundamento das relações capitalistas no campo preservou a grande propriedade, mas fragmentou a média e a pequena propriedade.
-
a distribuição mais equitativa das propriedades reduziu a dependência do campo em relação à cidade, o que significa estagnação da modernização.
-
a reorientação da estrutura fundiária deve ser entendida no bojo das transformações do setor agrário e da solidificação do campesinato.
-
o traço marcante da estrutura fundiária brasileira, que é a concentração de terras, foi reduzido em razão do aumento da participação da pequena propriedade.
-
a expansão das relações capitalistas no campo contribuiu para o crescimento das pequenas propriedades em detrimento das grandes.
Solução
Alternativa Correta: A) o aprofundamento das relações capitalistas no campo preservou a grande propriedade, mas fragmentou a média e a pequena propriedade.
O desenvolvimento do agronegócio do Brasil implica na concentração de terras com um crescimento dos latifúndios (o que não é contemplado na tabela) Nela observamos uma variação temporal da distribuição de terras entre as pequenas propriedades que ora diminuem, ora crescem em % de área e de número de imóveis, reposta por perdas e ganhos das propriedades médias e grandes, evidenciando sua maior fragmentação.
Resolução adaptada de: Curso Objetivo
Institução: FGV
Ano da Prova: 2014
Assuntos: Agronegócio
Vídeo Sugerido: YouTube