Disciplina: Geografia 0 Curtidas
Pesquisa recente publicada pelo Instituto de Pesquisas- FGV 2014
Pesquisa recente publicada pelo Instituto de Pesquisas Econômicas (IPEA) sobre as migrações internas no Brasil evidencia existir uma relação entre probabilidade de migração e níveis de escolaridade, conforme tabela abaixo.

Com base na tabela, é correto afirmar:
-
A probabilidade de migrar é maior entre as populações menos qualificadas, que buscam oportunidades no mercado de trabalho do lugar de destino.
-
A probabilidade de migração aumentou para todos os grupos de escolaridade entre 1986 e 2010, dada a diminuição relativa dos custos de transporte.
-
Embora seja um fenômeno demográfico importante, a migração não figura que afetam a distribuição espacial dos indivíduos de elevada escolaridade.
-
Os indivíduos de escolaridade média, sem qualificação profissional, constituem a maioria entre os migrantes brasileiros.
-
Os indivíduos pertencentes ao grupo alta escolaridade, em vantagem para disputar o mercado de trabalho no lugar de destino, são os que apresentam proba bilidade um pouco maior de migração.
Solução
Alternativa Correta: E) Os indivíduos pertencentes ao grupo alta escolaridade, em vantagem para disputar o mercado de trabalho no lugar de destino, são os que apresentam proba bilidade um pouco maior de migração.
Da análise da tabela, constata-se que, historicamente, os indivíduos com maior nível de escolaridade constituem o grupo que tem maior probabilidade de emigrar.
Observa-se também uma tendência geral, que é a da queda da probabilidade de migração em todos os níveis de escolaridade, possivelmente devido à redução das diferenças econômicas regionais – que ainda se mantêm elevadas.
Resolução adaptada de: Curso Objetivo
Institução: FGV
Ano da Prova: 2014
Assuntos: Sociedades, Imigrações
Vídeo Sugerido: YouTube