Disciplina: Geografia 0 Curtidas

Em dezembro de 2014, o presidente dos Estados Unidos, - FATEC 2015/2

Atualizado em 13/05/2024

Em dezembro de 2014, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o presidente de Cuba, Raúl Castro, surpreenderam o mundo com o anúncio da retomada do diálogo, 53 anos após o rompimento das relações diplomáticas entre os dois países.
Dentre as expectativas geradas, está o fim do embargo econômico, comercial e financeiro imposto a Cuba pelos Estados Unidos desde 1962.

Esse embargo foi estabelecido pelos Estados Unidos, pois

  1. a Organização dos Estados Americanos apoiou a Revolução Cubana e restabeleceu os tratados de livre comércio que tinham sido anulados pelo antigo presidente de Cuba, Fulgêncio Batista.

  2. a Organização das Nações Unidas não reconheceu a Revolução Cubana, uma vez que esse país violou a norma estabelecida por essa organização que impede um país de alterar seu modo de produção sem consultá-la.

  3. o governo chinês instalou suas Zonas Econômicas Especiais em diversas cidades cubanas, para concorrer com as indústrias de bens de consumo dos Estados Unidos, oferecendo produtos com preços bastante baixos.

  4. Cuba adotou o regime socialista, aproximou-se da União Soviética e nacionalizou diversas propriedades e empresas de cidadãos estadunidenses, aumentando, em plena Guerra Fria, o temor dos Estados Unidos de uma expansão do socialismo no continente americano.

  5. o Mercado Comum do Sul e a União Europeia autorizaram o governo estadunidense a combater o novo governo cubano por haver cassado o mandato de um presidente democraticamente eleito pelo povo, desrespeitando as normas estabelecidas pelos blocos econômicos.


Solução

Faça login para continuar vendo as resoluções

Quer acessar mais resoluções? Faça login com sua conta para desbloquear nosso conteúdo!

Entrar
Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora