Disciplina: Geografia 0 Curtidas
Na década de 1950, com a construção de Brasília - FAMERP 2018
Na década de 1950, com a construção de Brasília, consolida-se uma estrutura de planejamento estatal que tem na intervenção do território a linha mestra de atuação. A capacidade geográfica do Estado, como produtor de espaço, mostrou-se em sua plena potência nessa obra e no adensamento da malha rodoviária realizado no governo de Juscelino Kubitschek. Teorias de ponta da “melhor geografia internacional” estavam na base do planejamento estatal da época, prática bem ilustrada na criação das Superintendências de Desenvolvimento.
(Antonio C. R. Moraes. Território e história do Brasil, 2005. Adaptado.)
O planejamento estatal apontado no excerto tinha como objetivo
-
aumentar a transferência de capitais para estados pobres, por meio do incentivo às migrações interestaduais.
-
aumentar a qualidade de vida regional, a partir de investimentos financeiros internacionais em setores sociais.
-
diminuir a inflação pela implantação de diferentes taxas de subsídios fiscais para a exportação, de acordo com o desenvolvimento do estado.
-
diminuir as desigualdades regionais, a partir de mecanismos que promovessem o crescimento de áreas econômica e socialmente estagnadas.
-
aumentar a concorrência entre os estados da federação, pela determinação de diferenças nas taxas de impostos.
Solução
Alternativa Correta: D) diminuir as desigualdades regionais, a partir de mecanismos que promovessem o crescimento de áreas econômica e socialmente estagnadas.
A construção de Brasília deslocou a capital federal para o interior (no caso, a Região Centro-Oeste) com o intuito de para lá levar também população, capitais e desenvolvimento econômico. Tal política foi depois colocada em prática durante o período militar e procurou trazer alguma equiparação para as desequilibra das regiões geoeconômicas brasileiras.
Resolução adaptada de: Curso Objetivo
Institução: FAMERP
Ano da Prova: 2018
Assuntos: Brasília
Vídeo Sugerido: YouTube