Disciplina: Geografia 0 Curtidas

Sobre as novas condições geográficas da economia global - FGV 2014

Atualizado em 13/05/2024

Serviços de atendimento ao consumidor, call centers e serviços de transcrição médica foram só o começo. A possibilidade de terceirizar serviços graças às TICs (tecnologias de informação e comunicação) aumentou a cada dia a capacidade de administrar os equipamentos físicos e as redes de computadores de empresas e de manter e desenvolver programas de negócios; [...] o que começou como arbitragem de salários ou simples corte de custos mandando para o exterior alguns empregos menores se tornou um enorme sistema projetado para transformar uma empresa em uma eficiente operação global.

Nayan Chanda. Sem Fronteira. Rio de Janeiro: Record, 2011. p. 409.

Sobre as novas condições geográficas da economia global propiciadas pelas TICs, é correto afirmar:

  1. A terceirização baseada nas TICs se restringe às áreas mais deprimidas economicamente dos países desenvolvidos, pois, nos países pobres, não há estrutura para isso.

  2. O fenômeno do deslocamento desses serviços remotos, com base nas TICs, está restrito aos países do hemisfério norte, pois são incomuns em países como o Brasil.

  3. O deslocamento geográfico dos serviços remotos busca, antes de salários menores, produzir o desenvolvimento em regiões mais pobres, o que é um efeito desse sistema global.

  4. Call centers podem se localizar em áreas distantes dos usuários, por vezes noutro hemisfério, o que mostra como as TICs participam de uma nova geografia do mundo.

  5. As TICs são acessíveis apenas às grandes corporações transnacionais e suas potencialidades são empregadas somente no processo econômico, o que mostra como certos avanços são seletivos.


Solução

Faça login para continuar vendo as resoluções

Quer acessar mais resoluções? Faça login com sua conta para desbloquear nosso conteúdo!

Entrar
Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora