Disciplina: História 0 Curtidas
A afirmação de que “o fim da escravidão em 1865 não - FAMERP 2019
Leia o texto para responder às questões 26 e 27.
Apenas em 1865, ano do término da Guerra Civil, algumas questões que estavam presentes no período colonial e na Independência (como a escravidão) seriam parcialmente resolvidas. Parcialmente porque, como é lógico notar, o fim da escravidão em 1865 não significou o fim do racismo ou da violência contra os negros.
(Leandro Karnal. Estados Unidos: a formação da nação, 2015.)
A afirmação de que “o fim da escravidão em 1865 não significou o fim do racismo ou da violência contra os negros” pode ser exemplificada
-
pela conquista da paridade salarial entre trabalhadores negros e brancos somente no início do século XX e pelas denúncias de racismo ainda hoje.
-
pelo alistamento obrigatório de negros na Primeira Guerra Mundial e pela proibição de práticas segregacionistas somente após esse conflito.
-
pelo surgimento, no século XIX, de sociedades racistas e pelas lutas dos negros, na segunda metade do século XX, pela obtenção de direitos civis.
-
pela existência, no século XIX, de calçadas exclusivas para os brancos e pela aprovação legal, somente no início do século XX, da igualdade no tratamento racial.
-
pela persistência, até a Segunda Guerra, de formas de trabalho análogas à escravidão e pela restrição legal à contratação de negros, ainda hoje, nas grandes empresas.
Solução
Alternativa Correta: C) pelo surgimento, no século XIX, de sociedades racistas e pelas lutas dos negros, na segunda metade do século XX, pela obtenção de direitos civis.
A abolição da escravidão pelo Congresso Norte Americano suscitou a reação dos brancos sulistas, seja sob a forma de entidades terroristas como a Ku klux Klan (fundada em 1865, proibida em 1871 e refundada em 1915), seja por meio de leis segregacionistas, viabilizadas pelo sistema federativo que assegurava a autonomia dos estados. Essa situação de desigualdade e discriminação levou à luta dos afro-americanos pela igualdade, o que resultou na aprovação da Lei dos Direitos Civis, em 1964. Não obstante, ainda hoje manifestam-se sequelas desse longo período de racismo.
Resolução adaptada de: Curso Objetivo
Institução: FAMERP
Ano da Prova: 2019
Assuntos: Racismo no EUA
Vídeo Sugerido: YouTube