Disciplina: História 0 Curtidas
A Guerra Civil Americana (1861-1865) a) opôs os estados - FAMERP 2019
Leia o texto para responder às questões 26 e 27.
Apenas em 1865, ano do término da Guerra Civil, algumas questões que estavam presentes no período colonial e na Independência (como a escravidão) seriam parcialmente resolvidas. Parcialmente porque, como é lógico notar, o fim da escravidão em 1865 não significou o fim do racismo ou da violência contra os negros.
(Leandro Karnal. Estados Unidos: a formação da nação, 2015.)
A Guerra Civil Americana (1861-1865)
-
opôs os estados do litoral atlântico aos territórios recém-anexados do Oeste e encerrou-se com a vitória da costa pacífica.
-
derivou das lutas contra os ingleses pela independência, que só foi alcançada após a união entre os exércitos do Sul e do Norte.
-
foi provocada pelo declínio das exportações sulistas de borracha, que enfrentavam a concorrência das colônias holandesas no Caribe.
-
teve início com a tentativa secessionista do Norte, que contava com o apoio da Inglaterra e da França.
-
opôs o Norte industrialista ao Sul agrário e encerrou-se com a vitória nortista e a preservação da União.
Solução
Alternativa Correta: E) opôs o Norte industrialista ao Sul agrário e encerrou-se com a vitória nortista e a preservação da União.
Além da questão do escravismo, a Guerra de Secessão (ou Guerra Civil Americana) opôs duas sociedades que apresentavam outras diferenças além das citadas no enunciado. De fato, enquanto o norte se caracterizava por uma formação social predominantemente burguesa e uma tendência econômica protecionista, os estados sulistas apresentavam uma estrutura aristocrática e davam preferencia ao livre câmbismo.
Resolução adaptada de: Curso Objetivo
Institução: FAMERP
Ano da Prova: 2019
Assuntos: Guerra Civil Americana
Vídeo Sugerido: YouTube