Disciplina: História 0 Curtidas
As imagens apresentam, de diversos ângulos, a escultura de - FGV 2015
As imagens apresentam, de diversos ângulos, a escultura de Marco Cianfanelli em homenagem ao 50º aniversário da captura e prisão de Nelson Mandela, em 1962. A obra é composta por hastes de aço de altura variável, cortadas a laser e inseridas na paisagem, na província de KwaZulu-Natal, onde Mandela foi detido pelo regime do apartheid. Ao comentar a sua obra, o artista afirmou: "As 50 colunas representam os 50 anos que se passaram desde a sua captura, mas também sugerem a ideia de que muitos compõem um conjunto; referem-se à solidariedade. Indicam a ironia de que o encarceramento de Mandela o transformou em um ícone de luta, alimentando a resistência que levou o país à democracia".
As afirmações abaixo constituem aspectos da proposta política e estética do artista, EXCETO:
-
De perto, a escultura parece um punhado de barras de aço negro de formato irregular, apontando para o céu e reproduzindo a sensação de estar entre grades.
-
À medida que o observador se afasta da floresta de colunas pelo caminho, elas gradualmente se alinham, formando a imagem focada e tornando reconhecível o líder político da luta contra o apartheid.
-
A cor preta das hastes permite destacá-las da paisagem, mas também se refere à atuação do Presidente Mandela, que construiu uma África do Sul para os negros sul-africanos, perseguindo a minoria branca.
-
De lado, visualiza-se um agrupamento disperso de hastes, que, frontalmente, transforma-se em uma imagem coerente e solidária, evocando a ação coletiva que levou à derrubada do apartheid.
-
A escultura impacta a paisagem por sua monumentalidade e a ressignifica, transformando o lugar da detenção de Mandela em memorial do combate à se gregação racial e da conquista dos direitos civis na África do Sul.
Solução
Alternativa Correta: C) A cor preta das hastes permite destacá-las da paisagem, mas também se refere à atuação do Presidente Mandela, que construiu uma África do Sul para os negros sul-africanos, perseguindo a minoria branca.
Libertado em 1990, com o fim do apartheid, Nelson Mandela, como uma dos principais líderes da comunidade negra da África do Sul, procurou estabelecer uma política de conciliação com os grupos minoritários brancos, política essa que permitiu à África do Sul a retomada do crescimento econômico. Nesse esforço de cresci mento, o país tenta melhorar as condições de vida da população negra, que durante a vigência do Apartheid ficou, na sua maioria, fora do crescimento econômico do país, o qual era direcionado para a minoria branca. As políticas dos governos que se sucederam a Nelson Mandela foram, portanto, inclusivas, evitando per seguir as minorias brancas.
Resolução adaptada de: Curso Objetivo
Institução: FGV
Ano da Prova: 2015
Assuntos: África
Vídeo Sugerido: YouTube