Disciplina: História 0 Curtidas

Como a sociedade do reino e as dos núcleos mais antigos de - FGV 2018

Atualizado em 13/05/2024

Como a sociedade do reino e as dos núcleos mais antigos de povoamento – a de Pernambuco, Bahia ou São Paulo – seguiam, em Minas, os princípios estamentais de estratificação, ou seja, pautavam-se pela honra, pela estima, pela preeminência social, pelo privilégio, pelo nascimento. A grande diferença é que, em Minas, o dinheiro podia comprar tanto quanto o nascimento, ou “corrigi-lo”, bem como a outros “defeitos” (...) Como rezava um ditado na época, “quem dinheiro tiver, fará o que quiser”.

(Laura de Mello e Souza. Canalha indômita. Revista de História da
Biblioteca Nacional, ano 1, n.o 2, ago. 2005. Adaptado)

No Brasil colonial, tais “defeitos” referem-se

  1. aos que fossem acusados pelo Tribunal da Santa Inquisição e aos que estivessem na Colônia sem a permissão do soberano português.

  2. ao exercício de qualquer prática comercial desvinculada da exportação e à condição de não ser proprietário de terras e escravos.

  3. aos que explorassem ilegalmente o trabalho compulsório dos indígenas e aos colonos que não fizessem parte de alguma irmandade religiosa.

  4. aos colonos que se casavam com pessoas vindas da Metrópole e aos que afrontassem, por qualquer meio, os chamados “homens bons”.

  5. aos de sangue impuro, representados pela ascendência moura, africana ou judaica, e aos praticantes de atividades artesanais ou relacionadas ao pequeno comércio.


Solução

Alternativa Correta: E) aos de sangue impuro, representados pela ascendência moura, africana ou judaica, e aos praticantes de atividades artesanais ou relacionadas ao pequeno comércio.

Interpretação de texto. O trecho transcrito refere-se à possibilidade, na sociedade de Minas Gerais, de que as pessoas endinheiradas pudessem alterar dados de seu nascimento, fazendo desaparecer referências a uma ascendência considerada “impura”, podendo dessa forma elevar-se socialmente.

Resolução adaptada de: Curso Objetivo

Institução: FGV

Ano da Prova: 2018

Assuntos: Período Colonial

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora