Disciplina: História 0 Curtidas

É a América Latina, as regiões das veias abertas. Desde o - FGV 2015

Atualizado em 13/05/2024

É a América Latina, as regiões das veias abertas. Desde o descobrimento até nossos dias, tudo se transformou em capital estrangeiro e como tal acumula-se até hoje. A causa nacional latino-americana é, antes de tudo, uma causa social.

A partir do texto, é correto afirmar que

(Eduardo Galeano, As veias abertas da América Latina, 1978, p. 14 e 281. Adaptado)

  1. a luta na América pela ruptura do domínio espanhol manteve o poder econômico dos criollos, somado ao poder político que preservou a estrutura colonial, inclusive a escravidão, e garantiu o livre comércio aos britânicos, enquanto a maioria desapropriada, que lutou pela terra, continuou pobre e excluída, submetida à elite, dominante internamente e dominada externamente.

  2. o processo de independência da América Latina transformou a estrutura colonial, na medida em que a elite criolla aboliu a escravidão e promoveu a reforma agrária, diminuindo as distâncias sociais, ou seja, elaborou um projeto social próprio, o que afastou os interesses britânicos, estimulou os investimentos nacionais e fez o Estado assumir sua própria identidade latino-americana.

  3. o movimento de emancipação latino-americano restringiu-se aos aspectos culturais, ou seja, não ocorreu a descolonização, pois a estrutura colonial permaneceu, exceção à escravidão, obstáculo ao avanço do liberalismo, abolida pelos criollos para garantir o consumo dos produtos franceses, já que o projeto político dos proprietários estava em sintonia com os interesses externos capitalistas.

  4. a ruptura latino-americana com a metrópole espanhola foi revolucionária, na medida em que as classes dominantes locais, os criollos, perderam o poder que tinham na estrutura colonial, graças à luta social dos não-proprietários que promoveram a descolonização e implantaram um projeto político identificado com os interesses populares, como o fim da escravidão, a reforma agrária e o voto universal.

  5. o movimento de quebra dos laços coloniais ocorreu de forma violenta, no qual a maioria não-proprietária teve papel decisivo, transformando a luta em uma causa social, destruindo a estrutura colonial e construindo um projeto político que atendeu tanto aos interesses dos criollos como aos dos ingleses, isto é, fornecer produtos para o mercado externo e consumir os produtos industrializados.


Solução

Alternativa Correta: A) a luta na América pela ruptura do domínio espanhol manteve o poder econômico dos criollos, somado ao poder político que preservou a estrutura colonial, inclusive a escravidão, e garantiu o livre comércio aos britânicos, enquanto a maioria desapropriada, que lutou pela terra, continuou pobre e excluída, submetida à elite, dominante internamente e dominada externamente.

A independência das colônias hispanoamericanas, assim como a do Brasil, foram eventos muito mais políticos do que econômicos e sociais. A aristocracia rura, e acompanhada pela burguesia comercial local, que já possuíam importância econômica, assumiram o poder político, mas não alteraram a estrutura sócioeconômica herdada do Período Colonial. As camadas populares continuaram oprimidas e marginalizadas e a estrutura econômica permaneceu direcionada para a exportação, em benefício do capital estrangeiro, sobretudo britânico. Quanto à escravidão, embora o liberalismo da época tendesse a suprimi-la, foi mantida na maioria nos novos Estados até bem depois da independência, tendo sido suprimida no Chile em 1823, na América Central em 1824, na Bolívia em 1826, no México em 1829, no Uruguai em 1846, na Colômbia e Equador em 1851, na Argentina em 1853, no Peru e Venezuela em 1854.

Resolução adaptada de: Curso Objetivo

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Institução: FGV

Ano da Prova: 2015

Assuntos: América

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar