Disciplina: História 0 Curtidas

Leia uma passagem do livro Memórias póstumas de Brás Cubas, - FGV 2020

Atualizado em 13/05/2024

Leia uma passagem do livro Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, publicado em primeira edição em 1881. O trecho citado passa-se na década de 1840 e apresenta a voz de um personagem indignado com o momento histórico brasileiro.
Opinava por várias coisas, entre outras, o desenvolvimento do tráfico dos africanos e a expulsão dos ingleses. [...] Que os levasse o diabo os ingleses! Isto não ficava direito sem irem todos eles barra fora. Que é que a Inglaterra podia fazer-nos? Se ele encontrasse algumas pessoas de boa vontade, era obra de uma noite a expulsão de tais godemes1... Graças a Deus, tinha patriotismo.

1 Godemes: neologismo de grande circulação na cultura brasileira do período. Fusão de duas palavras inglesas, “god” (Deus) e “demon” (demônio).

Pelo conteúdo dessa passagem, pode-se concluir que

(Memórias póstumas de Brás Cubas, 1970.)

  1. a forte retórica nacionalista do personagem respondia às decisões do Parlamento inglês de combate ao comércio oceânico de escravos.

  2. os comerciantes ingleses disputavam com comerciantes brasileiros o monopólio do fornecimento dos escravos africanos para as colônias britânicas das Antilhas.

  3. a ocupação pela marinha inglesa dos portos da África Ocidental encarecia o preço da mão de obra escrava no mercado internacional.

  4. as ações das mais rentáveis companhias brasileiras de comércio de escravos foram retiradas do sistema financeiro londrino.

  5. o interlocutor apoiava o decreto imperial de ruptura das relações com a Inglaterra, em face das agressões do almirantado contra os navios negreiros em alto mar.


Solução

Alternativa Correta: A) a forte retórica nacionalista do personagem respondia às decisões do Parlamento inglês de combate ao comércio oceânico de escravos.

Na primeira metade do século XIX, a Inglaterra opôsse de forma cada vez mais incisiva ao tráfico de escravos africanos, provavelmente na expectativa de que a redução do escravismo nas Américas ampliasse o mercado consumidor de produtos britânicos. Daí um conjunto de medidas – na maioria de origem parlamentar – que visavam restringir o comércio negreiro práticado entre África e Brasil (exemplo: o Bill Aberdeen, de 1845). Obs.: O termo “godemes”, aplicado pejorativamente aos ingleses na época retratada por Machado de Assis, tem outra origem que não a apresentada na questão. Na verdade, o brasileirismo “godeme” (no singular) deriva de goddam ou goddamn, uma interjeição (“Maldição!”) ou adjetivo (“Maldito!”), frequentemente usados como imprecação. Goddam provém da expressão God + damned (“amaldiçoado por Deus”), e não como consta na explicação do examinador.

Resolução adaptada de: Curso Objetivo

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Institução: FGV

Ano da Prova: 2020

Assuntos: Império

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar