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A imagem das lágrimas a formarem um “largo rio” - UNIFESP 2018
Leia o soneto “Aquela triste e leda madrugada”, do escritor português Luís de Camões (1525?-1580), para responder a questão.
Aquela triste e leda madrugada,
cheia toda de mágoa e de piedade,
enquanto houver no mundo saudade
quero que seja sempre celebrada.
Ela só, quando amena e marchetada
saía, dando ao mundo claridade,
viu apartar-se de uma outra vontade,
que nunca poderá ver-se apartada.
Ela só viu as lágrimas em fio
que, de uns e de outros olhos derivadas,
se acrescentaram em grande e largo rio.
Ela viu as palavras magoadas
que puderam tornar o fogo frio,
e dar descanso às almas condenadas.
(Sonetos, 2001.)
A imagem das lágrimas a formarem um “largo rio” (3.a estrofe) produz um efeito expressivo que se classifica como
-
paradoxo.
-
pleonasmo.
-
personificação.
-
hipérbole.
-
eufemismo.
Solução
Alternativa Correta: D) hipérbole.
A alternativa D é a correta, pois a imagem das lágrimas se formando em um “largo rio” é um exemplo claro de hipérbole, que é uma figura de linguagem utilizada para expressar um exagero. Neste caso, o poeta usa essa hipérbole para enfatizar a grande quantidade de lágrimas, sugerindo uma intensidade emocional muito além do que seria realista, o que acentua a dor e a tristeza vividas pelos personagens.
Na construção poética, Camões descreve as lágrimas como provenientes de “uns e de outros olhos”, o que reforça a ideia de uma dor compartilhada e coletiva. Ao transformar as lágrimas em um “grande e largo rio”, o poeta não apenas amplifica a imagem das lágrimas, mas também simboliza a profundidade do sofrimento e da saudade, conferindo uma dimensão quase monumental à tristeza.
A hipérbole, portanto, não serve apenas para exagerar, mas também para criar uma forte imagem visual e emocional, fazendo com que o leitor sinta a profundidade da dor que está sendo expressa. Essa utilização da hipérbole intensifica a mensagem do soneto, contribuindo para a expressividade do texto.
Institução: UNIFESP
Ano da Prova: 2018
Assuntos: Interpretação Textual
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