Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas

A narrativa delineia entre as personagens da senhora e - UNIFESP 2014

Atualizado em 27/11/2024

A sensível

Foi então que ela atravessou uma crise que nada parecia ter a ver com sua vida: uma crise de profunda piedade. A cabeça tão limitada, tão bem penteada, mal podia suportar perdoar tanto. Não podia olhar o rosto de um tenor enquanto este cantava alegre – virava para o lado o rosto magoado, insuportável, por piedade, não suportando a glória do cantor. Na rua de repente comprimia o peito com as mãos enluvadas – assaltada de perdão. Sofria sem recompensa, sem mesmo a simpatia por si própria.
Essa mesma senhora, que sofreu de sensibilidade como de doença, escolheu um domingo em que o marido viajava para procurar a bordadeira. Era mais um passeio que uma necessidade. Isso ela sempre soubera: passear. Como se ainda fosse a menina que passeia na calçada. Sobretudo passeava muito quando “sentia” que o marido a enganava. Assim foi procurar a bordadeira, no domingo de manhã. Desceu uma rua cheia de lama, de galinhas e de crianças nuas – aonde fora se meter! A bordadeira, na casa cheia de filhos com cara de fome, o marido tuberculoso – a bordadeira recusou-se a bordar a toalha porque não gostava de fazer ponto de cruz! Saiu afrontada e perplexa. “Sentia-se” tão suja pelo calor da manhã, e um de seus prazeres era pensar que sempre, desde pequena, fora muito limpa. Em casa almoçou sozinha, deitou-se no quarto meio escurecido, cheia de sentimentos maduros e sem amargura. Oh pelo menos uma vez não “sentia” nada. Senão talvez a perplexidade diante da liberdade da bordadeira pobre. Senão talvez um sentimento de espera. A liberdade.

(Clarice Lispector. Os melhores contos de Clarice Lispector, 1996.)

A narrativa delineia entre as personagens da senhora e da bordadeira uma relação de

  1. cumplicidade, entendida como ajuda entre duas mulheres cujas vidas mostram-se tão distintas.

  2. animosidade, marcada pela recusa afrontosa da segunda em atender ao pedido emergencial da primeira.

  3. oposição, determinada pela superioridade social e econômica da primeira e a liberdade da segunda.

  4. sujeição, fortalecida naturalmente pelas condições econômicas da primeira, superiores às da segunda.

  5. incompreensão, decorrente do desejo da primeira de que a segunda trabalhasse num dia de domingo.


Solução

Alternativa Correta: C) oposição, determinada pela superioridade social e econômica da primeira e a liberdade da segunda.

A resposta correta é a alternativa C) "oposição, determinada pela superioridade social e econômica da primeira e a liberdade da segunda", pois a narrativa apresenta uma clara discrepância entre as personagens da senhora e da bordadeira. A senhora, que pertence a uma classe social mais alta, sente-se superior à bordadeira, que vive em condições de pobreza, com um marido tuberculoso e filhos famintos. Esse contraste social e econômico é evidente em várias passagens do texto, especialmente no momento em que a senhora se sente "sujíssima" e "perplexa" pela liberdade da bordadeira de recusar um trabalho, o que denota uma forma de opressão velada.

Ao contrário da senhora, que é marcada por uma crise de piedade e sentimentos pesados, a bordadeira, apesar de sua vida difícil, age com uma certa liberdade em relação à situação imposta. Sua recusa em atender ao pedido da senhora, mesmo com uma justificativa aparentemente simples – a aversão ao ponto de cruz –, destaca sua autonomia e resistência às expectativas da mulher rica. A bordadeira, portanto, simboliza uma liberdade que a senhora não compreende nem aceita.

Essa oposição entre as duas mulheres se acentua no momento em que a senhora, ao tentar entender a situação, se vê confrontada com a realidade de que a bordadeira, apesar de sua pobreza, possui uma forma de liberdade que ela mesma, com toda sua riqueza e complexidade emocional, não possui. Assim, a resposta correta reflete essa relação de oposição entre as personagens, com base nas diferenças de classe social e na liberdade que a bordadeira representa, em contraste com a rigidez da senhora.

Institução: UNIFESP

Ano da Prova: 2014

Assuntos: Interpretação Textual

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