Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas

Assinale a alternativa em que o trecho do diário foi - FATEC 2018/2

Atualizado em 13/05/2024

13 de maio Hoje amanheceu chovendo. É um dia simpatico para mim. É o dia da Abolição. Dia que comemoramos a libertação dos escravos.
...Nas prisões os negros eram os bodes espiatorios. [....]
Continua chovendo. E eu tenho só feijão e sal. A chuva está forte. Mesmo assim, mandei os meninos para a escola. Estou escrevendo até passar a chuva, para eu ir lá no senhor Manuel vender os ferros. Com o dinheiro dos ferros vou comprar arroz e linguiça. A chuva passou um pouco. Vou sair.
...Eu tenho tanto dó dos meus filhos. Quando eles vê as coisas de comer eles brada:
– Viva a mamãe!
A manifestação agrada-me. Mas eu já perdi o habito de sorrir. Dez minutos depois eles querem mais comida. Eu mandei o João pedir um pouquinho de gordura a Dona Ida. Ela não tinha. Mandei-lhe um bilhete assim:
– “Dona Ida peço-te se pode me arranjar um pouco de gordura, para eu fazer uma sopa para os meninos. Hoje choveu e eu não pude ir catar papel. Agradeço. Carolina.”
...Choveu, esfriou. É o inverno que chega. E no inverno a gente come mais. A Vera começou pedir comida. E eu não tinha. Era a reprise do espetaculo. Eu estava com dois cruzeiros. Pretendia comprar um pouco de farinha para fazer um virado. Fui pedir um pouco de banha a Dona Alice. Ela deu-me a banha e arroz. Era 9 horas da noite quando comemos.
E assim no dia 13 de maio de 1958 eu lutava contra a escravatura atual – a fome!
29 de maio [....]
...Há de existir alguem que lendo o que eu escrevo dirá...isto é mentira! Mas, as miserias são reais.

Assinale a alternativa em que o trecho do diário foi reescrito, mantendo-se as correlações semânticas originais e respeitando-se a variedade culta da língua portuguesa.

(MARIA DE JESUS, Carolina. Quarto de Despejo: Diário de uma favelad. São Paulo: Editora Ática, 2017. Adaptado.)

  1. Hoje amanheceu chovendo por ser um dia simpático para mim, posto que é o dia da Abolição quando comemoramos a libertação dos escravos.

  2. Eu tenho tanto dó dos meus filhos, pois, quando eles veem as coisas para comer, eles bradam: “Viva a mamãe”.

  3. Como continua chovendo, eu só tenho feijão e sal. A chuva está forte, logo, mandei os meninos para a escola.

  4. Estou escrevendo mesmo que passe a chuva, depois disso eu irei ao senhor Manuel vender ferros.

  5. A manifestação me agrada, desde que eu já perdera o hábito de sorrir.


Solução

Alternativa Correta: B) Eu tenho tanto dó dos meus filhos, pois, quando eles veem as coisas para comer, eles bradam: “Viva a mamãe”.

“Dó” é substantivo masculino, a conjunção “pois” estabelece relação de explicação e “quando”, tempo.
Em a, a relação estabelecida pela preposição por é de causa, relação que não há no texto original. “Posto que” indica concessão, relação que também não se estabelece no texto. Em c, não há relação de causa (“como”) entre a primeira e a segunda oração, nem de conclusão (“logo”) entre os dois outros períodos. Em d, “mesmo que” indica ressalva ou concessão, relação que não ocorre entre as orações. Em e, “desde que” pode indicar tempo ou condição, o que manteria a coesão do período seria porque ou pois, ideia de explicação.

Resolução adaptada de: Curso Objetivo

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Recebedor: Wesley Rodrigues

Institução: FATEC

Ano da Prova: 2018

Assuntos: Figuras de Linguagem

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