Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas

Consideradas no contexto, expressam o mesmo tipo de relação - FGV 2014

Atualizado em 13/05/2024

Texto para à questão

No mar de dúvidas

Há duas maneiras de aprender qualquer coisa: uma, leve, suave, com informações corretas mas superficiais, que, pela incompletude da lição, não indo aos assuntos a ela correlatos, acaba sendo insuficiente para permitir a fixação da aprendizagem. É um método que pode agradar, e até divertir o leitor menos exigente; mas não lhe garante o sucesso do conhecimento.
A segunda maneira é aquela que procura dar um passo à frente da resposta breve e imediata: estabelece relações entre a dúvida apresentada e outros assuntos afins, de modo que, aprofundando um pouco mais a lição, amplia o conhecimento e garante sua permanência, porque não se contenta em ficar na superfície dos problemas e das dúvidas.
Falamos em superfície, e a palavra nos sugere agora uma comparação entre as duas maneiras de aprender das quais vimos tratando. A primeira ensina a pessoa, no mar de dúvidas, a manter-se à superfície; não afunda, mas não sai do lugar. A segunda, além de permitir à pessoa permanecer à superfície, ensina-lhe a dar braçadas, ir mais além. Assim, pela primeira maneira, a pessoa boia; pela segunda, nadando, avança e chega a seu destino.

Consideradas no contexto, expressam o mesmo tipo de relação sintático-semântica as orações do texto “não indo aos assuntos a ela correlatos” (L. 3-4) e

Evanildo Bechara, Na ponta da língua. Adaptado.

  1. “porque não se contenta em ficar na superfície dos problemas e das dúvidas” (L. 14-15).

  2. “mas não lhe garante o sucesso do conhecimento” (L. 7-8).

  3. “de modo que, (...), amplia o conhecimento” (L. 12-13).

  4. “das quais vimos tratando” (L. 18).

  5. “e chega a seu destino” (L. 24).


Solução

Alternativa Correta: A) “porque não se contenta em ficar na superfície dos problemas e das dúvidas” (L. 14-15).

A oração “não indo aos assuntos a ela correlatos” é subordinada adverbial causal reduzida de gerúndio, pois contém a causa da afirmação anterior sobre a “incompletude da lição”. Sua forma desenvolvida seria por não ir a assuntos a ela correlatos. Também adverbial causal, mas não reduzida, é a oração “porque não se contenta em ficar na superfície dos problemas e das dúvidas”, pois contém a causa da afirmação anterior sobre o aprendizado que “amplia o conhecimento e garante a sua permanência”.

Resolução adaptada de: Curso Objetivo

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Recebedor: Wesley Rodrigues

Institução: FGV

Ano da Prova: 2014

Assuntos: Gramática

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