Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas

Considerando-se a grafia e a acentuação das palavras, - FGV 2015

Atualizado em 13/05/2024

Considerando-se a grafia e a acentuação das palavras, assinale a alternativa na qual o enunciado, extraído e adaptado do editorial Trânsito parado (Folha de S.Paulo, 21.08.2014),

Está em conformidade com a norma-padrão da língua portuguesa.

  1. O descompasso entre o aumento da frota de veiculos e o desenvolvimento da estrutura básica de transporte urbano tem provocado constante detereoração das condições de mobilidade no Brasil.

  2. Por mais que as condições para a circulação de automóveis e motocicletas possam ser melhoradas, é impossível que obras viarias acompanhem o ritmo de aquisição de novos meios individuais e assegurem fluidês ao trânsito.

  3. Iria contra o bom senso direcionar o gasto publico para uma estratégia que se revela fadada ao fracasso. Sabe- -se ser necessário, antes de tudo, aumentar a oferta e a eficiência do transporte coletivo, sem excessão a nenhum modal.

  4. É imperiozo indusir a troca dos deslocamentos feitos em meios individuais pelos coletivos. Não é mudança trivial, como as pessoas veem na capital paulista, onde a situação, faz tempo, chegou a ponto crítico.

  5. São Paulo, há anos, adotou o rodízio, e novas limitações, como a redução do espaço para carros em prol de faixas ou corredores exclusivos de ônibus, geram irritação. Mais ainda quando os resultados imediatos são parciais.


Solução

Alternativa Correta: E) São Paulo, há anos, adotou o rodízio, e novas limitações, como a redução do espaço para carros em prol de faixas ou corredores exclusivos de ônibus, geram irritação. Mais ainda quando os resultados imediatos são parciais.

As demais alternativas apresentam erros de acentuação (veículos, viárias, público) e de grafia (imperioso, induzir, fluidez, exceção).

Resolução adaptada de: Curso Objetivo

Institução: FGV

Ano da Prova: 2015

Assuntos: Gramática, Acentuação Gráfica

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora