Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas

Considere as afirmações. I. O Realismo surge num - UNIFESP 2010

Atualizado em 29/12/2024

Jacinto e eu, José Fernandes, ambos nos encontramos e acamaradamos em Paris, nas escolas do Bairro Latino – para onde me mandara meu bom tio Afonso Fernandes Lorena de Noronha e Sande, quando aqueles malvados me riscaram da universidade por eu ter esborrachado, numa tarde de procissão, na Sofia, a cara sórdida do Dr. Pais Pita.
Ora nesse tempo Jacinto concebera uma ideia... Este príncipe concebera a ideia de que o homem só é “superiormente feliz quando é superiormente civilizado”. E por homem civilizado o meu camarada entendia aquele que, robustecendo a sua força pensante com todas as noções adquiridas desde Aristóteles, e multiplicando a potência corporal dos seus órgãos com todos os mecanismos inventados desde Teramenes, criador da roda, se torna um magnífico Adão quase onipotente, quase onisciente, e apto portanto a recolher dentro de uma sociedade e nos limites do progresso (tal como ele se comportava em 1875) todos os gozos e todos os proventos que resultam de saber e de poder... Pelo menos assim Jacinto formulava copiosamente a sua ideia, quando conversávamos de fins e destinos humanos, sorvendo bocks poeirentos, sob o toldo das cervejarias filosóficas, no Boulevard Saint-Michel.
Este conceito de Jacinto impressionara os nossos camaradas de cenáculo, que tendo surgido para a vida intelectual, de 1866 a 1875, entre a Batalha de Sadowa e a Batalha de Sedan e ouvindo constantemente desde então, aos técnicos e aos filósofos, que fora a espingarda de agulha que vencera em Sadowa e fora o mestre-deescola quem vencera em Sedan, estavam largamente preparados a acreditar que a felicidade dos indivíduos, como a das nações, se realiza pelo ilimitado desenvolvimento da mecânica e da erudição. Um desses moços mesmo, o nosso inventivo Jorge Calande, reduzira a teoria de Jacinto, para lhe facilitar a circulação e lhe condensar o brilho, a uma forma algébrica:UNIFESP 2010

Considere as afirmações.
I. O Realismo surge num momento de grande efervescência do cientificismo. No texto, isso se comprova pelas referências à vida intelectual e ao desenvolvimento da sociedade do século XIX.
II. Um personagem como Fabiano, de Vidas Secas, conforme descrito no trecho – Vermelho, queimado, tinha os olhos azuis, a barba e os cabelos ruivos; mas como vivia em terra alheia, cuidava de animais alheios, descobria-se, encolhia-se na presença dos brancos e julgava-se cabra. – seria infeliz na ótica de Jacinto, apresentada no texto.
III. Ora, como tudo cansa, esta monotonia acabou por exaurir-me também. Quis variar, e lembrou-me escrever um livro. Jurisprudência, filosofia e política acudiram-me, mas não me acudiram as forças necessárias. Essas palavras de Dom Casmurro, na obra homônima de Machado de Assis, assinalam uma personagem preocupada com o desenvolvimento da erudição, candidata à felicidade postulada por Jacinto.

Está correto o que se afirma em

  1. I apenas.

  2. II apenas.

  3. I e II apenas.

  4. II e III apenas.

  5. I, II e III.


Solução

Alternativa Correta: E) I, II e III.

A resposta correta é C) I e II apenas, e isso se deve a uma análise cuidadosa de cada uma das afirmações.

Primeiramente, a afirmação I está correta. O Realismo, movimento literário do século XIX, surge em um contexto marcado pela ascensão do cientificismo e do racionalismo, com o desenvolvimento das ciências e uma visão mais objetiva do mundo. No texto, as referências à vida intelectual e ao desenvolvimento da sociedade no século XIX, como a ênfase no conhecimento de Aristóteles e nas invenções tecnológicas, estão diretamente relacionadas ao cientificismo da época e à busca por uma "felicidade superior" baseada em progresso e erudição, o que caracteriza o pensamento realista.

A afirmação II também está correta. Fabiano, o personagem de Vidas Secas, descrito no trecho com uma identidade fragmentada e vivendo em um mundo de opressão, seria infeliz segundo a ótica de Jacinto, que vincula a felicidade à civilização e ao progresso. Fabiano, em sua vida isolada e sem acesso ao desenvolvimento intelectual ou à modernização, representa justamente o oposto do "homem superiormente civilizado" que Jacinto idealiza.

Porém, a afirmação III está errada. As palavras de Dom Casmurro não têm relação com a visão de Jacinto sobre a felicidade e o progresso. Dom Casmurro está preocupado com o passado e suas frustrações pessoais, o que contrasta com a visão de Jacinto, que se foca no futuro e no desenvolvimento intelectual e técnico. Por isso, a alternativa correta é C) I e II apenas.

Institução: UNIFESP

Ano da Prova: 2010

Assuntos: Interpretação Textual

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora