Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas
“...Nas ruas e casas comerciais já se vê as faixas - UNICAMP 2019
“...Nas ruas e casas comerciais já se vê as faixas indicando os nomes dos futuros deputados. Alguns nomes já são conhecidos. São reincidentes que já foram preteridos nas urnas. Mas o povo não está interessado nas eleições, que é o cavalo de Troia que aparece de quatro em quatro anos.”
(Carolina Maria de Jesus, Quarto de despejo. São Paulo: Ática, 2014, p. 43.)
O trecho anterior faz parte das considerações políticas que aparecem repetidamente em Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus. Considerando o conjunto dessas observações, indique a alternativa que resume de modo adequado a posição da autora sobre a lógica política das eleições.
-
Por meio das eleições, políticos de determinados partidos acabam se perpetuando no exercício do poder.
-
Os políticos se aproximam do povo e, depois das eleições, se esquecem dos compromissos assumidos.
-
Os políticos preteridos são aqueles que acabam vencendo as eleições, por força de sua persistência.
-
Graças ao desinteresse do povo, os políticos se apropriam do Estado, contrariando a própria democracia.
Solução
Alternativa Correta: B) Os políticos se aproximam do povo e, depois das eleições, se esquecem dos compromissos assumidos.
Carolina Maria de Jesus utiliza a expressão “cavalo de Troia” como metáfora para descrever o mecanismo do funcionamento das eleições. Essa imagem indica que o que parece inicialmente como positivo, como presente, depois se mostra negativo, fraudulento. Por meio dessa figura de linguagem, a autora vaza sua crítica ao comportamento dos políticos que, durante o período eleitoral, mostram-se interessados nos problemas do povo e, após o sufrágio, ignoram os anseios da população. Há um estelionato eleitoral, essa é a lógica das eleições expressa no decorrer do livro.
Resolução adaptada de: Curso Objetivo
Institução: UNICAMP
Ano da Prova: 2019
Assuntos: Literatura
Vídeo Sugerido: YouTube