Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas
No conjunto de seus diferentes usos, a palavra - UNICAMP 2022
No conjunto de seus diferentes usos, a palavra “cultura” pode significar um valor individual do sujeito que “tem cultura”; um valor coletivo de povos, etnias e grupos sociais que produzem bens culturais que podem tornar-se propriedade de alguns; um valor de produto comercializado, como um livro, um quadro, uma peça teatral. O controle da circulação de bens começa com a invenção da imprensa no século XV, seguida da regulação dos direitos autorais e de reprodução. Hoje, a expansão da tecnologia digital, o compartilhamento nas redes e seu monopólio resultam em condições ainda mais complexas de produção, circulação e comercialização de bens culturais. Além disso, tradições milenares no Extremo Oriente e em alguns povos originários da América Latina mostram que o mundo não é só o que chamamos de Ocidente e que as noções de cópia, original, livre e coletivo diferem entre culturas diversas. Nesse contexto, pergunta o autor, como defender uma cultura livre?
(Adaptado de Leonardo Foleto, Introdução ao livro A cultura é livre: uma história da resistência antipropriedade. Disponível em https:// outraspalavras.net/alemdamercadoria/cultura-seustres-significados-e-sualibertacao/. Acessado em 10/04/2021.)
Com base no que afirma o autor, a defesa de uma cultura livre dependeria
-
da produção e circulação de bens culturais por grupos sociais.
-
da atenção dada aos valores individuais e aos direitos autorais.
-
da consideração de experiências e valores de outras culturas.
-
do compartilhamento de bens culturais via tecnologia digital.
Solução
Alternativa Correta: C) da consideração de experiências e valores de outras culturas.
Nesse texto, o autor apresenta os diferentes sentidos da palavra “cultura”, abordando aspectos vários, desde sua concepção como “valor coletivo de povos, etnias e grupos sociais” até a posse e a circulação dos produtos culturais diante dos avanços tecnológicos. Diante disso, ele evidencia que o conceito de cópia e original também dependem de aspectos culturais. Logo, o autor questiona se seria possível defender uma “cultura livre”, considerando essa diversidade de valores e experiências.
Resolução adaptada de: Curso Objetivo
Institução: UNICAMP
Ano da Prova: 2022
Assuntos: Interpretação
Vídeo Sugerido: YouTube