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No plano formal, o poema é marcado por a) versos branco - UNIFESP 2013
Apóstrofe à carne
Quando eu pego nas carnes do meu rosto,
Pressinto o fim da orgânica batalha:
– Olhos que o húmus necrófago estraçalha,
Diafragmas, decompondo-se, ao sol-posto.
E o Homem – negro e heteróclito composto,
Onde a alva flama psíquica trabalha,
Desagrega-se e deixa na mortalha
O tacto, a vista, o ouvido, o olfato e o gosto!
Carne, feixe de mônadas bastardas,
Conquanto em flâmeo fogo efêmero ardas,
A dardejar relampejantes brilhos,
Dói-me ver, muito embora a alma te acenda,
Em tua podridão a herança horrenda,
Que eu tenho de deixar para os meus filhos!
(Augusto dos Anjos. Obra completa, 1994.)
No plano formal, o poema é marcado por
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versos brancos, linguagem obscena, rupturas sintáticas.
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vocabulário seleto, rimas raras, aliterações.
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vocabulário antilírico, redondilhas, assonâncias.
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assonâncias, versos decassílabos, versos sem rimas.
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versos livres, rimas intercaladas, inversões sintáticas.
Solução
Alternativa Correta: B) vocabulário seleto, rimas raras, aliterações.
A alternativa correta é a B, pois o poema de Augusto dos Anjos apresenta uma escolha rigorosa de vocabulário, que se destaca pelo uso de palavras raras e complexas, como "alva", "flama", "efêmero", "dardejar" e "relampejantes". Esse vocabulário seleto é uma característica marcante do poema, que revela o cuidado estético do autor em buscar um tom elevado, ao mesmo tempo que expressa a destruição e a decomposição do corpo humano. Além disso, o poema contém rimas raras, como "rosto" e "sol-posto", que demonstram a busca de Augusto dos Anjos por um efeito sonoro mais elaborado e distinto.
Além das rimas raras, o poema também apresenta aliterações, como em "Conquanto em flâmeo fogo efêmero ardas" e "Diafragmas, decompondo-se, ao sol-posto", onde a repetição de sons consonantais cria uma musicalidade densa e marcante. Essas características formais conferem ao poema um tom sombrio e introspectivo, que se alinha com os temas de morte e decomposição que dominam a obra do poeta.
Por fim, o poema não segue um padrão fixo de métrica e rima, mas utiliza recursos estilísticos e linguísticos sofisticados, como a escolha de palavras pouco usuais e a construção de rimas ricas, em que palavras de diferentes classes gramaticais se unem de maneira inesperada, como "batalha" (substantivo) e "estraçalha" (verbo), ou "mortalha" (substantivo) e "trabalha" (verbo). Essas características são exemplares do estilo único de Augusto dos Anjos, que, ao mesmo tempo, se distancia da simplicidade e busca uma sonoridade peculiar.
Institução: UNIFESP
Ano da Prova: 2013
Assuntos: Interpretação Textual
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