Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas

O escritor, dramaturqo e poeta Ariano Suassuna morreu em - FATEC 2015

Atualizado em 13/05/2024

O escritor, dramaturqo e poeta Ariano Suassuna morreu em 2014, aos 87 anos. Membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), esse autor traduziu em suas obras a tradição popular do Nordeste.

Assinale a alternativa que apresenta um trecho da obra Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna.

  1. “SEVERINO
    Não pode ser, João. Eu matei o bispo, o padre, o sacristão, o padeiro e a mulher e eles morreram esperando por você. Se eu não o matar, vêm-me perseguir de noite, porque será uma injustiça com eles. (. .. )”

    (http://tinyurl.com/elivros Acesso em: 20.08.14. Adaptado)

  2. “Chamava-se João Teodoro, só. O mais pacato e modesto dos homens. Honestíssimo e lealíssimo, com um defeito apenas: não dar o mínimo valor a si próprio. Para João Teodoro, a coisa de menos importância no mundo era João Teodoro. ( ... )”

    (http://tinyurl.com/leitura-encantada. Acesso em: 20.08.14. Adaptado)

  3. “Havia muito que João Romão vivia exclusivamente para essa ideia; sonhava com ela todas as noites; comparecia a todos os leilões de materiais de construção; arrematava madeiramentos já servidos; comprava telha em segunda mão; fazia pechinchas de cal e tijolos; acumulados (...)”

    (http://tinyurl.com/dominiopub-1. Acesso em: 20.08.14. Adaptado)

  4. Aplica esta prova a todos os órgãos e compreendes o meu princípio. Enquanto a inteligência e a felicidade que dela se tira pela incansável acumulação de noções, só te peço que compares Renan e o Grillo (...)

    (http://tinyurl.com/dominiopub-2. Acesso em: 20.08.14. Adaptado)

  5. “Nhá Tolentina estava ficando rica de vender no arraial pastéis de carne mexida com ossos de mão de anjinho; dos vinténs enterrados juntamente com mechas de cabelo, em frente das casas; e do João Mangolô velho de guerra, voluntário do mato nos tempos do Paraguai (...)”

    (http://tinyurl.com/literaturapoeta-1. Acesso em: 20.08.14. Adaptado)


Solução

Faça login para continuar vendo as resoluções

Quer acessar mais resoluções? Faça login com sua conta para desbloquear nosso conteúdo!

Entrar
Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora