Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas

O trecho em que a ação de uma personagem se demonstra - UNIFESP 2011

Atualizado em 30/11/2024

Instrução: A questão a seguir toma por base o texto.

Amaro lia até tarde, um pouco perturbado por aqueles períodos sonoros, túmidos de desejo; e no silêncio, por vezes, sentia em cima ranger o leito de Amélia; o livro escorregava-lhe das mãos, encostava a cabeça às costas da poltrona, cerrava os olhos, e parecia-lhe vê-la em colete diante do toucador desfazendo as tranças; ou, curvada, desapertando as ligas, e o decote da sua camisa entreaberta descobria os dois seios muito brancos.
Erguia-se, cerrando os dentes, com uma decisão brutal de a possuir.
Começara então a recomendar-lhe a leitura dos Cânticos a Jesus.
– Verá, é muito bonito, de muita devoção! Disse ele, deixando- lhe o livrinho uma noite no cesto da costura.
Ao outro dia, ao almoço, Amélia estava pálida, com as olheiras até o meio da face. Queixou-se de insônia, de palpitações.
– E então, gostou dos Cânticos?
– Muito. Orações lindas! respondeu.
Durante todo esse dia não ergueu os olhos para Amaro. Parecia triste – e sem razão, às vezes, o rosto abrasava-se-lhe de sangue.

(Eça de Queirós. O crime do padre Amaro.)

O trecho em que a ação de uma personagem se demonstra impregnada de determinismo biológico e permite associar o romance de Eça de Queirós ao movimento estético denominado Naturalismo é:

  1. Erguia-se, cerrando os dentes, com uma decisão brutal de a possuir.

  2. Começara então a recomendar-lhe a leitura dos Cânticos a Jesus.

  3. (...) deixando-lhe o livrinho uma noite no cesto da costura.

  4. Queixou-se de insônia, de palpitações.

  5. Durante todo esse dia não ergueu os olhos para Amaro.


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