Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas

O trecho exemplifica um procedimento típico de Machado - FAMERP 2022

Atualizado em 13/05/2024

Leia o trecho do romance Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, para responder às questões de 05 a 07.

A propósito das botas

Meu pai, que não me esperava, abraçou-me cheio de ternura e agradecimento. “— Agora é deveras?, disse ele. Posso enfim...?”
Deixei-o nessa reticência, e fui descalçar as botas, que estavam apertadas. Uma vez aliviado, respirei à larga, e deitei-me a fio comprido, enquanto os pés, e todo eu atrás deles, entrávamos numa relativa bem-aventurança. Então considerei que as botas apertadas são uma das maiores venturas da Terra, porque, fazendo doer os pés, dão azo ao prazer de as descalçar. Mortifica os pés, desgraçado, desmortifica-os depois, e aí tens a felicidade barata, ao sabor dos sapateiros e de Epicuro1. [...] Quatro ou cinco dias depois, saboreava esse rápido, inefável e incoercível momento de gozo, que sucede a uma dor pungente, a uma preocupação, a um incômodo... Daqui inferi eu que a vida é o mais engenhoso dos fenômenos, porque só aguça a fome, com o fim de deparar a ocasião de comer, e não inventou os calos, senão porque eles aperfeiçoam a felicidade terrestre. Em verdade vos digo que toda a sabedoria humana não vale um par de botas curtas. Tu, minha Eugênia, é que não as descalçaste nunca; foste aí pela estrada da vida, manquejando da perna e do amor, triste como os enterros pobres, solitária, calada, laboriosa, até que vieste também para esta outra margem...

(Memórias póstumas de Brás Cubas, 2008.)

1 Epicuro: Filósofo grego (341 a.C. – 271 a.C.).

O trecho exemplifica um procedimento típico de Machado de Assis:

  1. o cientificismo, em que o narrador defende uma tese com argumentos de caráter científico.

  2. o mistério, em que o narrador faz afirmações pouco claras, produzindo uma reflexão de sentido obscuro.

  3. o sarcasmo, em que o narrador fere a sensibilidade de outros personagens com a sua zombaria.

  4. a metalinguagem, em que o narrador faz considerações sobre a linguagem e a construção do livro.

  5. a digressão, em que o narrador se afasta do fluxo da narrativa para fazer uma reflexão sobre temas diversos.


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