Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas

“Santo Agostinho, que pregava aos homens, para encarece - UNIFESP 2016

Atualizado em 30/10/2024

“Santo Agostinho, que pregava aos homens, para encarecer a fealdade deste escândalo mostrou-lho nos peixes; e eu, que prego aos peixes, para que vejais quão feio e abominável é, quero que o vejais nos homens.” (1o . parágrafo)
Nas duas ocorrências, o termo “para” estabelece relação de

  1. consequência.

  2. conformidade.

  3. proporção.

  4. finalidade.

  5. causa.


Solução

Alternativa Correta: D) finalidade.

A alternativa D) é a resposta correta porque o termo "para" nas duas ocorrências do excerto do “Sermão de Santo Antônio aos Peixes” indica uma relação de finalidade. Na primeira frase, quando Santo Agostinho pregava aos homens, ele utilizou os peixes para ilustrar a fealdade do canibalismo humano. O uso do "para" sugere que a intenção de Agostinho era enfatizar um conceito moral através de uma analogia, mostrando que o que é abominável nos peixes também é inaceitável entre os homens.

Na segunda parte da citação, a frase "eu, que prego aos peixes, para que vejais quão feio e abominável é, quero que o vejais nos homens" reforça essa ideia de finalidade. Aqui, Vieira expressa que a razão pela qual ele se dirige aos peixes é para que eles reconheçam a feiúra de seus atos em comparação com os homens. Assim, o "para" estabelece claramente que o objetivo de sua pregação é provocar reflexão e conscientização sobre a moralidade e a ética.

Portanto, nas duas instâncias em que "para" é utilizado, o sentido é de direcionar a ação para um propósito específico: primeiro, demonstrar a fealdade através dos peixes, e segundo, levar os peixes a entenderem a gravidade do comportamento humano. Essa conexão evidencia que o uso do "para" refere-se à finalidade da mensagem transmitida pelo pregador.

Institução: UNIFESP

Ano da Prova: 2016

Assuntos: Interpretação Textual

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora